Congresso realiza sessão solene pela passagem de dia de solidariedade ao povo palestino

Da Redação | 01/12/2008, 12h33

Nesta quinta-feira (4), às 11h, o Congresso Nacional realiza sessão solene pela passagem do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, celebrado em 29 de novembro. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do requerimento, fez a solicitação "diante da relevância desse fato para a humanidade e da luta do povo palestino pelos seus direitos inalienáveis".

O requerimento informa que a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), então presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, aprovou, em 1947, resolução na qual propôs a divisão do território da Palestina em dois estados: um árabe e outro judeu. Trinta anos depois, em 1977, outra assembléia da ONU propôs nova resolução, solicitando que, todos os anos, fosse celebrado o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino.

Ainda conforme o requerimento, reunida em assembléia em 1º de dezembro de 2005, a ONU aprovou outra resolução na qual encoraja os Estados membros a continuarem dando apoio e publicidade à data. Ficou definido também que o Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino deve organizar exposição anual sobre o tema ou um evento cultural em cooperação com a Missão Permanente de Observação da Palestina junto às Nações Unidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: