Paim pede voto de aplauso para concurso que tem como tema herói da Revolta da Chibata

Da Redação | 25/03/2008, 21h52

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou voto de aplauso à Fundação Assis Chateaubriand, ligada aos Diários Associados, por ter colocado o herói da chamada Revolta da Chibata, João Cândido Felizberto, como tema do 14º Premio Nacional de Redação. João Cândido, "gaúcho e filho de escravos", foi o líder do movimento, ocorrido em 1910, quando dois mil marinheiros se rebelaram contra os castigos físicos como forma de punição, ameaçando bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país.

- A Fundação merece nosso voto de aplauso - disse Paim, em pronunciamento no final da sessão desta terça-feira (25).

O senador disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, se comprometeu com ele a lutar para colocar em votação o projeto da senadora licenciada e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que anistia João Cândido. De acordo com Paim, a Marinha do Brasil já concordou em conceder anistia post mortem a João Candido, homenageado na canção O mestre-sala dos mares, de Aldir Blanc e João Bosco, que teve parte de sua letra lida em Plenário pelo senador.

BNDES

O parlamentar elogiou a iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de incorporar em seus contratos de financiamento cláusulas proibindo que seus beneficiados tenham tido alguma ligação com o trabalho infantil ou o trabalho escravo. Os contratos, acrescentou, podem até mesmo ser extintos, em caso de descumprimento dessas cláusulas sociais. Paim salientou ser a primeira vez que um banco público de grande porte incorpora cláusulas sociais - procedimento, segundo ele, elogiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No mesmo pronunciamento, o parlamentar pediu anulação de votações para realizar audiências públicas, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de projetos com requerimento de urgência constitucional apresentados à Mesa.

_ Espero que não haja golpe em Plenário. Projetos que estão na Mesa não podem ser votados nas comissões - afirmou o senador, citando especificamente os projetos que determinam o fim do fator previdenciário e novas normas para reajuste dos aposentados e pensionistas.

O parlamentar ainda destacou os 236 anos da capital gaúcha. Segundo ele, Porto Alegre é respeitada em todo o país, entre outras coisas, por ter sediado o primeiro Fórum Social Mundial e por ter iniciado o orçamento participativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: