Homenagem às agraciadas do Diploma Bertha Lutz

Da Redação | 11/03/2008, 14h50

Na sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (11), foram agraciadas as cinco vencedoras do Prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Elas foram selecionadas entre 75 mulheres indicadas por associações e conselhos que tratam dos direitos humanos, assuntos sociais e da defesa da mulher, da criança e do adolescente.

As vencedoras da edição 2008 do prêmio foram a Patrona do Feminismo Brasileiro, a escritora Rose Maria Muraro; a médica e ex-deputada federal Jandira Feghali; a aeromoça e especialista em Antártica Alice Editha Klausz; a presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE), Maria dos Prazeres de Souza; e a médica geneticista Mayana Zatz.

A premiação é coordenada pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que avalia os currículos das candidatas e sua contribuição para a melhoria das condições de vida e emprego da mulher brasileira. Integrado por oito senadores, o conselho é presidido pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que também apresentou o requerimento para a sessão solene e presidiu parte dela.

Agraciadas

Rose Maria Muraro é formada em Física pela antiga Universidade do Brasil e, desde jovem, escreveu artigos de jornais e atuou na área editorial. Em 1966, publicou seu primeiro livro e passou a trabalhar e fazer palestras pela libertação sexual da mulher, atuação que lhe valeu seu desligamento da Editora Vozes, por ordem expressa do Vaticano. Ela não esteve presente à sessão desta terça-feira, e coube à ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, receber o prêmio em seu lugar, das mãos da senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Jandira Feghali é médica. Exerceu dois mandatos de deputada estadual e um de deputada federal, quando atuou na bancada suprapartidária de mulheres parlamentares em defesa da saúde, a favor dos direitos humanos e contra a discriminação da mulher. Atualmente é titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói (RJ). Ela recebeu o prêmio das mãos da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e da deputada Cida Diogo.

Alice Editha Klausz formou-se no primeiro grupo de aeromoças da Varig, em 1954. Depois de sua aposentadoria, empresta sua experiência profissional como voluntária do Programa Antártico Brasileiro - promoveu mudanças no serviço de bordo e no atendimento aos tripulantes e passageiros das missões antárticas. Ela recebeu seu prêmio das mãos da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) e da deputada Iris de Araújo.

Maria dos Prazeres Souza recebeu o prêmio pelo trabalho que realiza como presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE), posto que atingiu depois de ter realizado mais de cinco mil partos sem nenhum óbito. Ela idealizou projeto para orientação das mulheres sobre a necessidade do pré-natal, do aleitamento materno e dos cuidados relativos ao parto, executado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. Seu prêmio foi entregue pelo senador Augusto Botelho (PT-RR) e pela deputada Fátima Bezerra.

Mayana Zatz é professora de Genética Humana e diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Além de ser a presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim), a médica geneticista é membro do Projeto Internacional Genoma Humano. Ela recebeu seu prêmio das mãos da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) e da deputada Luiza Erundina.

Especiais

A sessão também prestou uma homenagem especial à médica Therezinha de Godói Zerbini, por sua coragem na defesa das mulheres e dos povos oprimidos. Em seu 80º aniversário, a homenageada continua a lutar contra o autoritarismo e a individualidade das elites que não reconhecem o direito de todos. Foi a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que lhe entregou o prêmio de homenagem.

A sessão solene também homenageou, in memoriam, Leocádia Prestes, mãe de Luiz Carlos Prestes, que enfrentou a ditadura brasileira e o nazismo alemão, conseguindo resgatar Anita, sua neta. Para receber o prêmio, compareceu à sessão sua neta Zóia Prestes e, para entregar o prêmio, foi escolhido o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: