Após "Operação Sanguessuga", Alvaro Dias propõe o fim da Comissão de Orçamento

Da Redação | 05/05/2006, 18h06

O líder da Minoria no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), defendeu em entrevista à imprensa, após o encerramento da sessão do plenário desta sexta-feira (5), que seja extinta a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso.

A sugestão foi feita a propósito da "Operação Sanguessuga" da Polícia Federal, que prendeu 46 pessoas acusadas de participação em um esquema de fraudes na compra de ambulâncias por prefeituras, com dinheiro oriundo do orçamento federal. Entre os presos, estão 12 assessores parlamentares do Congresso e dois ex-deputados federais.

Uma empresa comandava o processo de fraude, convencendo prefeitos a comprarem ambulâncias. Os assessores são acusados pela Polícia Federal de incluir as emendas das ambulâncias no projeto de orçamento. No final, a prefeitura atestava a compra de uma ambulância equipada por cerca de R$ 80 mil, quando no mercado ela poderia ser adquirida até pela metade deste valor, conforme as investigações.

Para o senador Alvaro Dias, a operação prova que o atual sistema de discussão do orçamento no Congresso "está falido". Ele sugere que o projeto orçamentário seja discutido nas comissões temáticas da Câmara e do Senado.

- Constata-se que a Comissão de Orçamento do Congresso está contaminada, infelizmente depois da reforma feita no processo orçamentário após da CPI dos Anões do Orçamento. Está provado agora que continua a prática de desvio de recursos. O Congresso deve dar todo apoio às investigações da Polícia Federal - afirmou Alvaro Dias. A chamada "CPI dos Anões do Orçamento" foi instalada em 1993 e terminou com sete deputados cassados, oito absolvidos e quatro renúncias de mandato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: