Aprovada proposta que garante internet para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio — Rádio Senado
Educação

Aprovada proposta que garante internet para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio

Todos os alunos dos ensinos fundamental e médio terão acesso à internet para fins educacionais. A proposta (PLS 280/2015), aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), foi apresentada por estudantes que participaram do Projeto Jovem Senador em 2014, que seleciona a cada ano, estudantes de escolas públicas para passar uma semana no Senado Federal conhecendo o trabalho parlamentar e atuando como jovens senadores.

O relator da proposta, senador Antonio Carlos Valadares (PSB – SE), apresentou um substitutivo incluindo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação o acesso à internet em escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio.

02/03/2016, 13h25 - ATUALIZADO EM 02/03/2016, 13h50
Duração de áudio: 01:46
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: TODOS OS ALUNOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO TERÃO ACESSO À INTERNET PARA FINS EDUCACIONAIS. LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE E AINDA VAI PASSAR POR PELO MENOS MAIS UMA COMISSÃO DO SENADO ANTES DE SEGUIR PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: O programa banda larga nas escolas foi lançado pelo governo em abril de 2008. Ele previa que até o final de 2010 todas as escolas públicas urbanas estariam conectadas à internet. Mas, segundo o Censo Escolar, cinco mil e quinhentas dessas instituições de ensino ainda não tinham internet até 2013. A proposta para garantir a internet nas escolas foi apresentada por estudantes que participaram do Projeto Jovem Senador em 2014. Eles são escolhidos a cada ano por um concurso de redações. O relator da proposta na Comissão de Educação foi o senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe. Ele apresentou um substitutivo incluindo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação o acesso à internet em escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. (sen. Valadares) Por meio dessas tecnologias, abrem-se amplos horizontes para a construção de conhecimentos válidos. E para o tratamento consistente de conteúdos do currículo escolar. (REP) A senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, acredita que o projeto, além de fortalecer o desenvolvimento do ensino, vai ajudar a diminuir a desigualdade na educação. (sen. Suplicy) Hoje nós não podemos dispensar as tecnologias e as classes menos favorecidas, como o projeto bem coloca, têm muito menos acesso. Também achei importante colocar as escolas particulares. Porque nós sabemos que não só a rede pública, mas muitas escolas particulares também não proveem aos alunos esta possibilidade. (REP) O projeto agora segue para a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática do Senado. Da Rádio Senado, Floriano Filho PLS 280/2015

Ao vivo
00:0000:00