CDR debate relação do IDH com o desempenho econômico do país

Da Agência Senado | 17/05/2024, 17h38

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) vai promover uma audiência pública, na terça-feira (21) às 9h30, para debater a relação entre o desempenho econômico do país e o índice de desenvolvimento humano (IDH). O requerimento para a audiência (REQ 7/2024) foi apresentado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

De acordo com Zequinha, o debate tem por objetivo avaliar as políticas públicas nas áreas de saúde, educação e renda, levando em consideração a comparação internacional e as desigualdades regionais do país. O senador lembra que alguns países mais pobres que o Brasil, como Equador, Peru e República Dominicana, apresentaram resultados melhores no IDH. Na visão de Zequinha, os últimos resultados do IDH têm demonstrado a pouca evolução do Brasil em relação ao resto do mundo nos últimos cinco anos.

Convidados

Para a audiência, estão convidados o coordenador-geral de Disseminação e Integração de Dados e Informações do Ministério da Saúde, Tiago Bahia Fontana, e a coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Tributários da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Camila Ferraz Peixoto.

O professor Michael Túlio Ramos, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), também consta entre os debatedores. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome também deve enviar um representante para a audiência, que terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)