Zequinha Marinho defende aprovação da PEC sobre drogas

Da Agência Senado | 21/03/2024, 09h46

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) defendeu, em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (20), a aprovação da proposta de emenda à Constituição que criminaliza o porte ou posse de qualquer quantidade de drogas. O senador ressaltou a importância da PEC 45/2023 para enfrentar o problema e proteger a sociedade brasileira dos impactos da criminalidade.

— A gente precisa provar, mostrar ao Brasil que o caminho não é pela liberação de nenhuma quantidade, nem que seja pequena ou insignificante, para quem quer que seja. Para a sociedade brasileira, ela tem que ser evitada, e as pessoas que escolhem esse caminho, lamentavelmente, terão que ser combatidas como criminosos — afirmou.

Zequinha alertou para os desafios enfrentados pelo estado do Pará, como a disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas e a utilização de portos como pontos estratégicos para exportação ilegal de entorpecentes. Ele também destacou a chegada do Comando Vermelho à região metropolitana de Belém, evidenciando a necessidade da adoção de medidas eficazes para enfrentar o problema.

O senador ainda ressaltou a importância da cooperação entre os governadores dos estados da Amazônia no combate ao aumento do crime organizado, por meio de uma ação conjunta das forças de segurança para garantir a segurança da população.

— Pelas famílias das vítimas que perderam vidas para a criminalidade diretamente associada à questão das drogas, e pelos pais e mães que se preocupam todos os dias quando os filhos saem de casa e não sabem se voltam, não sabem se serão apanhados pelo crime, se serão alcançados por uma bala perdida, mais uma vez, eu declaro o meu voto contra as drogas e a favor da PEC 45, que vem para criminalizar a posse e o porte de drogas — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)