Heinze pede aumento salarial para os auditores fiscais agropecuários

Da Agência Senado | 21/03/2024, 12h10

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (20), o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) destacou a importância dos auditores fiscais agropecuários para “o sucesso do Brasil como uma das maiores potências agrícolas globais”. O senador lamentou que, apesar da relevância do trabalho, os profissionais enfrentem "injustiças" relacionadas à remuneração.

— Há desvalorização dos auditores fiscais federais agropecuários, profissionais concursados pelo Ministério da Agricultura, quando comparamos a remuneração com a dos auditores da Receita Federal ou do próprio Ministério do Trabalho, sem desmerecê-los. Os auditores da Receita recebem R$ 41 mil e os auditores da agropecuária recebem R$ 22 mil, praticamente a metade do que aqueles recebem — explicou.

O senador afirmou que há apenas 2.300 fiscais federais agropecuários, e por isso é necessário que o governo atenda às demandas da categoria, fundamental para a economia brasileira.

Heinze informou ter solicitado, por meio de requerimento, a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, e Carlos Fávaro, da Agricultura, para discutir a equidade dos salários e condições adequadas aos auditores fiscais agropecuários.

— É importante essa conversa e que atendam às solicitações do ministro Carlos Fávaro, que tem se empenhado em nome dos fiscais que estão na sua pasta, para resolvermos esse impasse entre os fiscais federais agropecuários e retirarmos essa diferença enorme que existe entre um auditor da Receita Federal com um fiscal federal agropecuário — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)