Senadores destacam papel do Sistema S na educação técnica

Sergio Vieira | 28/05/2015, 11h54

O papel do "Sistema S" - que engloba entidades como Senac, Sesi, Sebrae e Sesc - na formação educacional técnica e social de milhões de trabalhadores brasileiros foi destacado por diversos senadores durante audiência na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que discute o aprimoramento dessas instituições.

Benedito de Lira (PP-AL) acredita que o sistema educacional brasileiro se desenvolveu de modo a privilegiar o academicismo, deixando a cargo das entidades integrantes do Sistema S a missão de preencher a lacuna prática na formação profissional e técnica.

— Quando o governo precisou de um parceiro efetivo para o Pronatec, a quem ele foi recorrer? Muitas vezes eu fico me perguntando o que seria deste país, de milhões de jovens e trabalhadores capacitados, se não fosse o Sistema S - disse Benedito de Lira.

Davi Alcolumbre (DEM-AP) acredita que há uma tentativa de setores da sociedade de criminalizar essas entidades.

— Desvios infelizmente podem ocorrer, desde em uma pequena família até em grandes entidades. Mas eu acho que o que eles fazem com R$ 31 bilhões por ano o governo gastaria R$ 200 bilhões pra fazer.

O papel do Sistema S também foi destacado por Humberto Costa (PT-PE) e Regina Sousa (PT-PI), que apenas questionou o custo de alguns cursos fornecidos pelo Senac.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)