Comissão discute formação de recursos humanos para a ciência

Da Redação | 24/04/2015, 19h11

O programa Ciência Sem Fronteiras será tema de audiência pública interativa na próxima quarta-feira (29), às 9h30, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A audiência, requerida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), faz parte da avaliação de políticas públicas prevista em resolução do Senado.

Neste ano, por sugestão de Cristovam, a política pública a ser avaliada pela comissão é a formação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação, com especial enfoque para o programa Ciência sem Fronteiras. O tema será analisado ao longo de todo o ano e, ao final da sessão legislativa, a comissão apresentará relatório com as conclusões da avaliação.

Para Cristovam, é preciso buscar o aprimoramento da força de trabalho para fortalecer a indústria e tornar o Brasil um país mais competitivo no mercado internacional. O senador destacou a necessidade de uma política para capacitação da mão de obra nacional, especialmente de cientistas e pesquisadores para que se possa se possa desenvolver uma indústria brasileira forte que seja referência no mercado mundial.

Foram convidados para a audiência o professor Isaac Roitman, da Universidade de Brasília, membro da Academia Brasileira de Ciências; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Herman Chaimovich.

Ciência sem fronteiras

O programa, do governo federal, prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação no exterior. O objetivo é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o programa busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)