Kaká pede adiamento do teste de transposição do São Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/10/2014, 16h46

O senador Kaká Andrade (PDT-SE) acredita que o governo federal escolheu um mau momento para iniciar os testes da transposição do Rio São Francisco. Os testes foram iniciados esta semana, num momento em que o rio sofre muito com a estiagem, advertiu o senador, ao lembrar que a nascente do rio está seca.

Kaká Andrade explicou que, nessa fase, deverá ser bombeado 1% da água do reservatório de Itaparica, que atualmente está com apenas 17,23% de sua capacidade total.

Além disso, segundo o senador, moradores das cidades próximas ao São Francisco já sofrem com o assoreamento, a falta de condições de navegabilidade e a diminuição dos peixes no rio. O senador teme que esses problemas se agravem ainda mais com transposição de águas do São Francisco para cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte que sofrem com a seca.

— A transposição poderia esperar o momento em que o rio estivesse em suas reais condições — alertou o senador, acrescentando que o problema ambiental no Brasil é um problema de gestão.

Kaká Andrade disse que é preciso começar a gestão ambiental cuidando dos rios, gerenciando melhor os reservatórios, e levando em consideração os eventos críticos.

— O que a gente espera é que povo e governo se unam, porque os problemas ambientais se avolumam e as consequências sofreremos todos nós — alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Seca Senador Kaká Andrade