Senadores prestam homenagem a Joaquim Barbosa

Da Redação | 29/05/2014, 17h50

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) desejou boa sorte ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que hoje anunciou que vai se aposentar em junho.

Para Simon, o STF viveu um dos momentos mais marcantes de sua história sob a presidência de Joaquim Barbosa, ao finalizar o julgamento do processo conhecido por Mensalão, cuja relatoria coube ao atual presidente do Supremo. Ele espera que o ministro continue atuante após a sua aposentadoria, seja em instituições de ensino ou ministrando palestras pelo país.

— Pessoas que exerceram posição, que exerceram cargo, que têm uma experiência muito grande, acumulada, ao invés de irem para casa, e levarem tudo consigo, debater, analisar, participar de congresso, participar de seminário, e fazer conferência — disse Simon.

Coragem e talento

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que Joaquim Barbosa valorizou o Supremo Tribunal Federal (STF) instituição que, afirmou o parlamentar, é essencial no Estado de Direito Democrático onde estão fincados os alicerces básicos da democracia.

— Certamente esta valorização foi fruto da coragem, do talento, sim, mas, sobretudo, da coragem, talvez a sua maior virtude, já que, para quem exerce a função pública, a ausência da coragem faz falecerem as demais virtudes que se deve ostentar para exercer o mandato público — ressaltou

O representante do Paraná afirmou que o país vai sentir a ausência do ministro. Para ele, Joaquim Barbosa é um exemplo a ser seguido.

— Joaquim Barbosa cumpriu o seu dever. Que ele possa caminhar pelas ruas deste País de cabeça erguida, consciente de ter o reconhecimento da maioria da população deste País. Uma referência, certamente, como Ministro. Referência ímpar! Nós não conhecemos, nos tempos modernos, alguém que tenha se destacado tanto em tão pouco tempo, especialmente pela sua coragem, mas também pelo talento, pela competência, pelo exemplo que dignifica ao adotar uma postura ética imbatível na sua atuação como magistrado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: