Senadores debatem Bom Senso Futebol Clube e 'fair play financeiro'

Soraya Mendanha | 28/05/2014, 17h25

 

O futebol brasileiro é tema de debate nesta quinta-feira (29) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Em foco, a iniciativa do Bom Senso Futebol Clube, movimento de jogadores para mudar o calendário do esporte no país, e a proposta de "fair play financeiro", que visa o cumprimento de compromissos trabalhistas e empresariais dos clubes, em todas as suas atividades.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento para a realização do debate, 2013 foi marcado no futebol brasileiro por um movimento cívico nunca antes presenciado de atletas de futebol profissional, que se organizaram para reivindicar melhores condições de exercício do esporte: o Bom Senso Futebol Clube.

Randolfe ressaltou que o movimento não só tem criticado abertamente a gestão do futebol no Brasil, como apresenta propostas concretas já assimiladas e defendidas por grande parte dos que acompanham a chamada paixão nacional.

- Eu diria que essa iniciativa foi o que surgiu de melhor no futebol e no esporte brasileiro desde a famosa ‘Democracia Corintiana’, dos anos 80, dirigida pelo saudoso Doutor Sócrates - disse o senador, em discurso na Plenário.

O senador afirmou que na audiência devem ser discutidas as duas principais bandeiras levantadas pelo grupo: a mudança no calendário do futebol nacional, com o aumento na quantidade de jogos para os ditos clubes pequenos e a diminuição do número de partidas dos grandes clubes; e o fair play financeiro, que são medidas que buscariam uma gestão dos clubes e federações concatenada com os deveres de cumprimento das dívidas trabalhistas e fiscais.

Foram convidados para o debate o representante do Ministério do Esporte Sérgio Gomes Velloso; o representante do Bom Senso Futebol Clube, o goleiro do Palmeiras Fernando Prass; o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Vilson Ribeiro de Andrade e o jornalista esportivo Mauro Cezar Pereira, da ESPN.

A audiência será realizada às 10h e o público terá à disposição uma série de canais para entrar em contato com os senadores e convidados nos serviços e-Cidadania e Alô Senado (0800-612211).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: