Senadores independentes querem preservar Petrobras, afirma Ana Amélia

Da Redação | 24/04/2014, 14h29

O grupo de senadores considerados independentes pretende se empenhar para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na Petrobras tenha como principal objetivo a preservação da empresa. Foi o que anunciou a senadora Ana Amélia (PP-RS) durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), realizada nesta quinta-feira (24).

— Do que depender dos senadores independentes, embora não seja porta-voz, o nosso objetivo exclusivo é o de preservar a Petrobras. E só o faremos trazendo à luz as irregularidades, para que elas sejam corrigidas, os responsáveis sejam punidos, na forma da lei, com todo o direito de defesa, preservando esse grande patrimônio de todos os brasileiros, que é a nossa Petrobras — afirmou Ana Amélia.

Segundo a senadora, os independentes querem evitar o “contágio político-eleitoral” da criação da CPI. Para isso, os senadores do grupo foram à Procuradoria-Geral da República para conversar sobre o tema. Ela classificou o Ministério Público como uma “instituição independente”, assim como o Supremo Tribunal Federal, onde a ministra Rosa Weber concedeu liminar favorável à criação de uma CPI exclusiva sobre a Petrobras.

Ao responder a Ana Amélia, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou ser importante que a CPI fortaleça a Petrobras.

— Esperamos que a comissão aja de forma equilibrada, responsável, serena e com vistas a, sobretudo, estarmos fazendo tudo para que a Petrobras, como um patrimônio nacional de extraordinária relevância, possa ser sempre resguardada e melhorada em todas as suas atividades — disse Suplicy.

Elogios

A decisão do Supremo Tribunal Federal também repercutiu na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Ao final da reunião desta quinta-feira (24) os senadores Cyro Miranda (PSDB-GO) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiaram a  ministra Rosa Weber, por ter acolhido mandado de segurança apresentado por senadores de oposição pela criação de uma CPI exclusiva para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras.

Cyro Miranda se disse confiante de que a CPI irá esclarecer as denúncias que pesam sobre gestores da estatal e, com isso, fortalecer a empresa.

— Não queremos denegrir a imagem da Petrobras. Muito pelo contrário, vamos ajudar a reconstruí-la. É uma empresa viável, é só tirar essas más administrações que aí estão — afirmou o senador por Goiás.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: