'Jovens senadores' encerram mandato aprovando propostas sobre educação

Rodrigo Baptista | 21/11/2013, 13h45

O aumento dos investimentos da União em educação; a inclusão de novos conteúdos na grade curricular, como cultura regional e cidadania; e novas regras para o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão entre as propostas aprovadas pelos estudantes que participaram do Programa Jovem Senador 2013. Essas proposições foram votadas nesta quinta-feira (21) em sessão no Plenário do Senado, que encerrou a simulação da atividade parlamentar vivenciada pelos 27 'jovens senadores' – um de cada estado e do Distrito Federal.

Foram encaminhadas, ao todo, seis sugestões dos estudantes à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderão ser transformadas em projetos de lei.

A votação, que foi conduzida pelo representante da Bahia, Ivanlis Costa, durou quase toda a manhã e foi marcada por intensos debates sobre as propostas. Quase todas receberam emendas e ganharão agora redação final da Secretaria-Geral da Mesa antes de seguir para a CDH.

- Os debates foram bem fortes, todos com uma consciência crítica espetacular. Levo para casa uma visão de mundo diferente e uma vontade ainda maior de estudar Direito - observou Danielle Araújo (AP).

Na quarta-feira (20), os jovens já haviam aprovado duas propostas de lei. As sugestões aprovadas pelo Senado Jovem 2013 poderão seguir o caminho já trilhado por iniciativas de estudantes apresentadas nas edições anteriores do programa. Na quarta-feira, por exemplo, duas sugestões apresentadas por participantes da edição de 2011 do programa foram acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e passaram a tramitar na Casa.

Estudantes

Os estudantes que participam das atividades do Projeto Jovem Senador têm entre 16 e 19 anos e cursam o ensino médio em escolas públicas. Aline Andrade, do Acre, classificou a experiência de simular a atividade exercida pelos senadores como única. Segundo ela, os dias passados no Senado ajudaram a entender melhor o funcionamento do processo legislativo.

- Vou levar para outras pessoas e mostrar que não é essa coisa fácil que as pessoas pensam. Envolve muita discussão, muito debate, nos deparamos com opiniões completamente diferentes. A gente passa a ter uma visão mais nítida de como tudo acontece – disse a jovem senadora.

Cidadania

Para a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, o programa permite que os estudantes experimentem de forma ampla as noções de cidadania.

- Eles foram absolutamente corretos no papel de senadores e também fizeram amizades. É uma missão cumprida, que nós servidores ficamos muitos orgulhosos de vivenciar. É um momento de cidadania e de construção da nossa sociedade – avaliou.

Durante a sessão, vários senadores passaram pelo Plenário para cumprimentar os estudantes. Autor da proposta que deu origem à Resolução 42/2010, que criou o programa, o senador Paulo Paim (PT-RS)  também elogiou os servidores da Secretaria-Geral da Mesa, das Relações Públicas, da Consultoria Legislativa e dos demais setores do Senado que tornaram o projeto realidade. Paim ressaltou ainda a atuação do senador Paulo Davim (PV-RN), que é o presidente do conselho.

No encerramento da "legislatura" do Senado Jovem Brasileiro 2013, os estudantes cantaram músicas como Se eu não te amasse tanto assim, Tempo Perdido e Pais e Filhos.

Atividades

A experiência de simular a atividade legislativa foi iniciada na segunda-feira (18), quando tomaram posse em sessão no Plenário do Senado. Na terça-feira (19), os estudantes foram divididos em três comissões temáticas: Assuntos Educacionais; Gestão e Financiamento da Educação; e Meio Ambiente e Direitos Humanos, onde iniciaram os debates dos projetos.

Durante os quatro dias em que vivenciaram o cotidiano do Senado, os estudantes também participaram das comemorações do Dia da Bandeira e conheceram prédios públicos como o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.  Os 'jovens senadores' ainda visitaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Programa

Os estudantes que participam do Programa Senado Jovem, realizado anualmente, são selecionados por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Para o concurso de 2014, foi escolhido o tema "Se eu fosse senador”.

O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Relações Públicas e da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e das secretarias de estado de Educação.

Confira a relação completa dos estudantes que participaram da edição 2013.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: