Jovens senadores começam a debater projetos nesta terça

Rodrigo Baptista | 19/11/2013, 10h55

Na manhã desta terça-feira (19), os jovens senadores começaram efetivamente a simular a atividade legislativa. Os 27 estudantes – um de cada estado e do Distrito Federal – foram divididos em três comissões temáticas: Assuntos Educacionais; Gestão e Financiamento da Educação; e Meio Ambiente e Direitos Humanos, onde estão tendo a oportunidade de debater propostas que serão posteriormente examinadas em sessão plenária, no âmbito do Senado Jovem.

Essas proposições apresentadas pelos estudantes serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e, se aprovadas pelos senadores, passarão a tramitar no Senado como projeto de lei de iniciativa da comissão.

Os jovens senadores contam com o assessoramento de técnicos e consultores do Senado. Na noite desta segunda-feira (18), o consultor-geral do Senado, Paulo Mohn, e os consultores legislativos Sergio Pena e Roberta Assis explicaram aos estudantes o funcionamento do Parlamento e os procedimentos de elaboração de leis. As reuniões das comissões são realizadas no edifício sede do Programa Interlegis, no Anexo E do Senado.

Os jovens senadores foram classificados no 6º concurso de redação para o programa Senado Jovem Senador. Eles "tomaram posse" na manhã de segunda-feira (18), em sessão no Plenário específica para o projeto.

Atividades

Além de três horários – um pela manhã e dois à tarde – destinados à realização de reuniões das comissões temáticas do Sendo Jovem, os estudantes têm outras atividades previstas para esta terça-feira (19), como participação na cerimônia do Dia da Bandeira; visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros; e presença na abertura da exposição Jovens Senadores, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima.

O Projeto Jovem Senador é uma iniciativa da Coordenação de Relações Públicas e da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: