'Jovens senadores' tomam posse em sessão no Plenário

Rodrigo Baptista | 18/11/2013, 10h50

“Um aprendizado de mão dupla”. Assim o presidente do programa Jovem Senador, senador Paulo Davim (PV-RN), definiu a passagem anual de estudantes de nível médio de escolas públicas pelo Senado, onde participam de uma simulação da atividade parlamentar. Os 27 jovens senadores, um de cada estado e do Distrito Federal, classificados no 6º concurso de redação para o programa Senado Jovem Senador, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (18), em "sessão preparatória da legislatura", específica para o projeto.

O mandato dos jovens senadores será de três dias, período em que vão discutir assuntos relevantes para o país e apresentarão propostas legislativas que poderão tramitar como projetos de lei.

Paulo Davim e a senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), deram as boas vindas aos estudantes. Davim lembrou que propostas dos jovens senadores das edições de 2011 e 2012 já foram aprovadas pela CDH e passaram a tramitar no Senado. Para ele, tanto os estudantes quanto os senadores da Casa aprendem com o programa.

- É um aprendizado de mão dupla. Vocês aprendem o funcionamento da mais alta Casa [legislativa] do país e deixam aqui projetos que passam pela CDH e que passam a tramitar como matérias do Senado. Vocês deixam algo concreto – afirmou o senador, que se disse encantado com o programa.

Ana Rita observou que 19 dos 27 estudantes que participam do programa na edição deste ano são do sexo feminino.

- Pelo menos no programa Jovem senador nós somos maioria. Isso é muito bom -  afirmou Ana Rita.

A solenidade de posse dos jovens senadores contou com a presença de Eunice Michiles, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por processo eletivo. Ela representou o estado do Amazonas entre 1979 e 1987.

Eleição

Em votação logo após a posse, o estudante Ivanlis Nascimento da Costa, de Gandu (BA), foi eleito presidente do Senado Jovem 2013. A vice-presidência ficou com Rayesley Ricarte Costa, de Manaus (AM), enquanto que Maria Eduarda Nunes da Silva, de Colmeia (TO) e Aline da Conceição Andrade, de Cruzeiro do Sul (AC), assumiram a primeira e segunda-secretarias, respectivamente.

Ivanlis da Costa disse esperar que os senadores olhem com carinho para as propostas que os jovens senadores apresentarão nos próximos dias. - Representamos toda uma sociedade que anseia por mudanças, por ter vez e ter voz nesta democracia. Vamos fazer valer esta oportunidade com nossas ideias e propostas, que tenho certeza que traduzem os anseios da grande maioria da juventude brasileira - disse.

Confira a lista completa de jovens senadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: