Papel de Sarney na transição para a democracia é lembrado em Plenário

Da Redação | 04/10/2013, 20h25

O senador Paulo Paim (PT- RS) fez nesta sexta-feira (4), no Plenário, homenagem ao senador José Sarney (PMDB-AP), lembrando que, na condição de presidente da República, convocou a Assembleia Nacional Constituinte responsável pelo texto promulgado em 5 de outubro de 1988 – há 25 anos, portanto.

- Por isso, hoje, a gente fala com orgulho que nós estivemos lá e vossa excelência foi um estadista, como presidente da República, dando ao Brasil a iniciativa da construção da nossa Constituição tão festejada hoje – disse Paim, no momento em que Sarney chegava para a sessão dedicada a pronunciamentos.

A homenagem foi reforçada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR), que lembrou o papel de Sarney na luta para a transformação em estados dos então territórios de Roraima e do Amapá, e na criação e efetivação da Universidade Federal e da Escola Técnica de Roraima.

- Realmente, foi fundamental, para nós a presença dele [Sarney] como um presidente democrático e conciliador – afirmou Mozarildo.

A importância do senador pelo Amapá na transição para a democracia também foi lembrada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, durante o lançamento de livro sobre os 25 anos da Constituição, na quinta-feira (3).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: