Ferraço: NSA se tornou uma poderosa máquina de espionagem dos EUA

Da Redação | 15/08/2013, 11h55

Ao iniciar mais uma audiência pública sobre as denúncias de espionagem dos EUA, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) declarou que a NSA (National Security Agency) se tornou uma poderosa máquina de espionagem. Ele também afirmou que as explicações iniciais dadas pelo governo norte-americano foram "muito superficiais, para dizer o mínimo". Ferraço é o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE), que promove a audiência.

O senador lembrou que um dos programas de espionagem revelados pelas denúncias, o PRISM, indica "densos vínculos de cooperação" entre empresas de tecnologia e comunicação norte-americanas com agências de segurança daquele país – com a NSA à frente. De acordo com as acusações, observou, Facebook, Microsoft e Google manteriam acordos com a NSA para facilitar o acesso aos seus servidores.

Essas empresas, por meio de seus representantes, negaram tal tipo de colaboração durante a audiência que acontece no Senado.

– Então essas informações são falsas? O senhor [Edward] Snowden é um mentiroso? – questionou Ferraço, citando o funcionário da empresa Booz Allen que fez as denúncias.

A audiência da CRE está sendo realizada na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado, e pode ser acompanhada ao vivo pela TV Senado, na internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: