CRE discute espionagem com Facebook, Google e Microsoft

Da Redação | 15/08/2013, 10h45

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) volta a tratar, em audiência pública que acontece nesta manhã (15), das denúncias de que os Estados Unidos espionaram o Brasil. Foram convidados representantes do Facebook, do Google e da Microsoft.

O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), quer discutir qual foi o papel das empresas de tecnologia no monitoramento de e-mails e ligações telefônicas feito pelas agências de inteligência norte-americanas.

Na semana passada, a CRE ouviu o jornalista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, responsável pelas denúncias de espionagem. Ele reiterou que o governo dos Estados Unidos monitora comunicações eletrônicas dentro e fora do país, sob a justificativa de combater o terrorismo e garantir a segurança nacional, quando, na verdade, faz isso para obter informações privilegiadas sobre acordos econômicos, estratégias políticas e competitividade industrial de outros países.

Greenwald afirmou que os Estados Unidos invadem provedores de internet e programas como o Skype e o Facebook por meio das empresas de telecomunicações.

A audiência da CRE está sendo realizada na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado, e pode ser acompanhada ao vivo pelo site da TV Senado.

A audiência é aberta à participação do público pelo Portal e-Cidadania:

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: