Wellington Dias lamenta falta de médicos no interior do país

Da Redação | 14/05/2013, 21h20

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (14), o senador Wellington Dias (PT-PI) lamentou a falta de médicos nas cidades do interior do país. Ele elogiou a intenção do governo de contratar médicos estrangeiros para atuar nas áreas mais carentes do Brasil e disse que a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) também manifestou apoio a essa medida, durante visita ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

Wellington Dias lembrou que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em audiência realizada mais cedo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), disse que o Brasil tem apenas 1,8 médicos para cada mil habitantes, número muito abaixo da média da Europa e mesmo de países sul-americanos. Mercadante classificou de “legítima” a reação das entidades médicas à contratação de médicos de fora, mas observou que o déficit causa uma situação de impossível equilíbrio: são 350 mil profissionais para 850 mil jornadas de trabalho.

Para o senador Wellington Dias, os cursos de medicina precisam ser descentralizados, pois há a necessidade de médicos especialistas e generalistas além das grandes cidades. O senador disse que, sem médicos, aumenta a incidência de mortalidade infantil e no parto. Ele acrescentou que, mesmo com condições técnicas, muitas cidades pequenas ainda padecem com a falta de médicos. O senador parabenizou a presidente Dilma Rousseff pela intenção de contratar médicos do exterior e criticou o preconceito contra profissionais de outros países.

- A prioridade é o médico brasileiro. Mas o que fazer nos lugares em que o brasileiro não quer ir? – questionou o senador.

Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) parabenizou o pronunciamento do colega. Malta apoiou a contratação de médicos do exterior e pediu critérios para incentivar a permanência desses profissionais nos lugares mais carentes. Ele disse que o Brasil precisa de médicos mais próximos dos doentes.

- Médico cheio de doutorado, mas longe do doente, não vale nada – disse Magno Malta.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que defende “com entusiasmo” a importação de médicos, mas sugeriu um registro provisório e limitado a um estado. Ele contou que, quando era governador do Amazonas, alguns médicos estrangeiros conseguiram um registro no estado e se mudaram para São Paulo. Braga ainda defendeu o aumento de vagas para residência médica.

- Com essas medidas, vamos dar uma resposta de curto, médio e longo prazo para brasileiros de regiões pobres e esquecidas – disse o senador.

MP dos Portos

O senador Wellington Dias ainda manifestou apoio à Medida Provisória (MP) 595/2012, que trata de um novo marco regulatório para os portos. O senador afirmou que a matéria trata dos interesses do povo brasileiro e vai permitir maior crescimento para o país. Em aparte, o senador Eduardo Braga anunciou que o texto base da MP havia acabado de ser aprovado na Câmara dos Deputados. Com a sessão do Senado prorrogada, a intenção era a de que a MP fosse lida ainda nesta terça-feira no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: