Vital do Rêgo cobra conclusão da obra de transposição do São Francisco

Da Redação | 11/03/2013, 17h35

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (11), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a sociedade nordestina tem mostrado inquietação com os atrasos nas obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco. O senador definiu a obra como o maior programa de segurança hídrica da Região Nordeste e lamentou que o empreendimento ainda não tenha sido entregue.

Vital é presidente da comissão temporária criada para acompanhar os programas de transposição do rio, conhecido como Velho Chico. O senador informou que, nos últimos dia 7 e 8 de março, a comissão realizou uma visita ao eixo norte da obra de transposição, na companhia do ministro da Integração, Fernando Bezerra, e de representantes de órgãos de controle. Os senadores Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Cícero Lucena (PSDB-PB), integrantes da comissão, também participaram da visita.

Para o senador, é importante uma conjugação de vontades do governo federal, Poder Legislativo e órgãos de controle para o avanço das obras. Ele ressaltou a importância do empreendimento, já que o Nordeste enfrenta a pior seca das últimas décadas.  Segundo o senador o quadro da seca é alarmante nos estados de Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, pois não há reservas hídricas ou pequenos açudes, nem pasto para alimentar o rebanho, nem cultivo de sobrevivência para as famílias.

- Não há diferenças entre as regiões visitadas. No leito da estrada, há muitas carcaças de animais, atestando a morte de mais da metade do rebanho – lamentou o senador.

Segundo Vital, com a retomada das obras, em breve, haverá 100 quilômetros de cada eixo de canal abastecidos. Ele elogiou o empenho do Ministério da Integração para a conclusão da obra e destacou a responsabilidade social e ambiental do projeto. O senador aproveitou para pedir a renegociação das dívidas de agricultores atingidos pela seca e a inclusão de uma adutora no eixo norte da transposição do Rio São Francisco, para beneficiar os agricultores do Vale do Piancó, nordeste da Paraíba.

- Minha voz, neste instante, é de cobrar, é de fiscalizar, como faz essa comissão especial, que não ficou aqui, mas foi lá. A comissão vai acompanhar, durante todos os meses do ano, até que a obra definitivamente seja entregue – declarou.

Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) elogiou o pronunciamento do colega e disse que não apenas os nordestinos, mas todos os brasileiros torcem pela obra, que pode diminuir o sofrimento causado pela seca. O senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) disse que a transposição será uma oportunidade de crescimento para a Região Nordeste.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o tema é tão importante que o Congresso deveria parar para um debate específico.  Ele disse que o problema do Nordeste não é apenas a seca, mas “500 anos” de um tipo de economia predatória e excludente.

- O problema do Nordeste é o modelo de desenvolvimento brasileiro, que no Brasil inteiro é excludente e predatório – disse Cristovam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: