Renan Calheiros comemora aprovação do fim de 14º e 15º salários pela Câmara

Da Redação | 27/02/2013, 19h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou no Plenário no início da noite desta quarta-feira (27) que a Câmara dos Deputados aprovou o fim dos chamados 14º e 15º salários, referentes à ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano. O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 71/2011, da senadora licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR), atualmente ministra chefe da Casa Civil, já havia sido aprovado pelo Senado em maio do ano passado.

O subsídio pago aos parlamentares teve origem quando a capital federal ainda era o Rio de Janeiro. A ajuda de custo era justificada pela necessidade de os parlamentares terem de se mudar, com suas famílias, para a capital, no início e no final de cada ano – medida hoje desnecessária, com a evolução dos meios de transporte.

Renan Calheiros lembrou que, no ano de 2006, o Senado reduziu os períodos de recesso e acabou com as convocações extraordinárias, levando a Casa a economizar R$ 100 milhões com valores extras pagos aos parlamentares e servidores.

- Esse processo [de austeridade] é irreversível e aproximará o Parlamento da sociedade brasileira – disse Renan Calheiros.

Os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Ana Rita (PT-ES) comemoraram o fim da ajuda de custo. A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que as medidas de economia são uma satisfação que a Casa dá à sociedade. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou a “coragem e a iniciativa” de Gleisi Hoffmann, de quem ele é suplente. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) parabenizou o Senado pela iniciativa e a Câmara dos Deputados pela aprovação da matéria. E o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lamentou que a Câmara tenha demorado a decidir pela aprovação, mas disse que a medida é positiva.

- Felizmente, embora tarde, a Câmara tomou uma sábia decisão – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: