Ideia Legislativa
Criação de um sistema público nacional para cadastro do histórico de saúde das pessoas, a ser utilizado pela iniciativa pública e privada.
* Em consultas, os médicos fazem questionamentos que nem sempre o paciente sabe a resposta. Uma resposta incorreta pode prejudicar o tratamento, visto que o médico não terá todas as informações de que necessita para um preciso diagnóstico. * Alguns pacientes têm vários exames que precisam mostrar ao médico, alguns atuais e outros antigos. A maioria das pessoas esquece de levar exames antigos e informações importantes que demonstram o seu histórico de saúde. O médico pode até pedir novos exames e analisar a situação atual, mas sem o auxílio do paciente não terá como visualizar a evolução do quadro, que é de extrema relevância em várias situações. * Nos casos de acidentes, nem sempre há tempo para esperar a chegada de um parente para prestar informações importantes referentes à saúde do paciente. Nesse contexto, decisões devam ser tomadas de imediato pelo médico, sem saber se o paciente possui alergias, problemas cardíacos, entre outros problemas. * Vacinas são registradas em papéis, sendo que um posto de saúde não sabe quais vacinas já foram feitas em outros postos e quais estão atrasadas, não podendo auxiliar o paciente a verificar se sua situação está em dia.
Proponho a criação de um sistema público nacional, de uso obrigatório para todos os médicos, hospitais e postos de saúde, independente se atendam pela iniciativa pública ou pela privada. Nele, estariam cadastradas todas as informações do paciente, todos os seus exames, histórico de doenças, alergias, medicamentos utilizados, vacinas feitas, enfim, um quadro completo da saúde de cada pessoa. Além disso, o parentesco poderia estar vinculado no sistema, de modo que fosse possível averiguar o histórico familiar de cada um. Os benefícios seriam imensos, tanto para o paciente quanto para o médico. A partir do sistema, o médico não necessitaria mais perguntar ao paciente alguns pontos relevantes para diagnosticar o tratamento, visto que teria todos os dados da pessoa registrados a sua disposição. Estatísticas poderiam ser elaboradas a partir das informações registradas. Isso beneficiaria o Governo, na adoção de estratégias para a área da saúde e também poderia contribuir muito para o desenvolvimento de pesquisas. Correlações positivas entre doenças poderiam ser descobertas. Influências genéticas poderiam ser estatisticamente comprovadas e novas, até descobertas. Os médicos poderiam verificar o percentual de sucesso de determinados tratamentos específicos. Enfim, o uso do sistema para pesquisas pode contribuir de maneira relevante na área da saúde. Tenho consciência que os problemas na saúde são imensos e muito maiores do que essas situações que citei acima, mas acredito que essa ideia pode contribuir de alguma forma. Entretanto, acredito que o custo de desenvolvimento do sistema não é tão elevado e o benefício proporcionado atingiria a sociedade como um todo, melhorando e agilizando o serviço dos profissionais da saúde, além de auxiliar em pesquisas. Fui informada que está sendo implementado um sistema semelhante para o SUS. Minha ideia é um pouco maior, visto que contemplaria todo o sistema de saúde do país, público ou privado, atingindo toda a nossa sociedade.
18 apoios
20.000
  Encerrada - Sem apoio suficiente

Compartilhe

Data limite para receber 20.000 apoios
03/02/2015
Ideia proposta por
DANIELA D. A. A. - RS

Confirma?