Senadores elogiam Renan por gestão do biênio

Vários senadores parabenizaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo lançamento do livro “Contas Abertas: Relatório da gestão do presidente Renan Calheiros - Senado Federal 2013/2014”.
17/12/2014 20h50

Vários senadores parabenizaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo lançamento do livro “Contas Abertas: Relatório da gestão do presidente Renan Calheiros - Senado Federal 2013/2014”. Mais que apenas um relato da gestão de Renan Calheiros à frente da Mesa Diretora da Casa nos últimos dois anos, a obra mostra várias passagens dos bastidores da Presidência do Senado.

O primeiro a falar foi o vice-presidente da Casa, senador Jorge Viana (PT-AC), que parabenizou Renan por ter cuidado pessoalmente da obra e sugeriu encaminhar o livro aos gestores públicos de outros órgãos. “Esse livro Contas Abertas deve ser encaminhado a todos os prefeitos do Brasil, a todos os governadores, presidentes de câmaras e assembleias, para que eles possam, inspirados nele, também adotar medidas como essas que V. Exª nos ajudou a implantar no Senado Federal”, sugeriu.

O senador José Sarney (PMDB-AL) ressaltou o trabalho do presidente Renan não apenas no tocante à economia, mas também em relação à produção legislativa. “Quero ressaltar também o que V. Exª realizou nas atividades-fim do Senado, aqui dentro, das leis que votamos. Ainda agora estamos coroando o ano com a votação do Código de Processo Penal. Enfim, V. Exª teve um desempenho, durante todo o seu período de mandato, excelente”, afirmou.

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que o livro mostra a transparência da gestão de Renan Calheiros.

Já o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) considerou “ousada, corajosa e necessária” a maneira como o presidente Renan conduziu a administração da Casa no biênio. “Oxalá, tomara que outros entes sigam também este exemplo: o exemplo de fazer economia necessária, para que possamos, com certeza, economizar e investir onde, verdadeiramente, precisamos investir neste País”, disse.

Para o senador Zezé Perrella (PDT-MG) a administração de Renan mostrou que “dá para economizar, e muito, sem perder a eficiência”.

O líder do Governo no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a atual administração “já ficou conhecida entre os Senadores como a verdadeira mão de tesoura”. “Brincadeiras à parte, Presidente, o que queremos aqui, com bom humor, é destacar a eficiência com que V. Exª conseguiu alcançar essa economia”, afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lembrou que embora não tenha votado no senador Renan Calheiros para a presidência do Senado, não podia deixar de “testemunhar que, de fato, ocorreu no Senado uma eficaz redução do custo final, do custo administrativo do Senado”.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse estar “orgulhoso da demonstração inequívoca de que é muito possível fazer quando se quer”.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que a política de controle e transparência dos gastos do Senado Federal “dá visibilidade e demonstra à sociedade brasileira um comprometimento do Poder Legislativo, em especial desta Casa, com a qualidade do gasto”.

Na opinião do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o exemplo da gestão de Renan Calheiros deveria chegar a todos os parlamentos no país.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou a transparência do Senado e afirmou que “todas as nossas contas são expostas sem esconder absolutamente nenhum dos nossos gastos”.