Senado vai ter Econômetro para população acompanhar cortes de despesas

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Sexta-feira, 22 de Março de 2013
22/03/2013 00h00

A partir de abril, a população vai poder acompanhar o dia-a-dia de cortes de gastos promovidos pela direção do Senado por meio de um painel eletrônico instalado no salão azul do Senado Federal. A decisão foi anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, logo após a reunião da Mesa Diretora, na última quarta-feira (20).

Desde o início do ano, o Senado já cortou R$ 296 milhões no Orçamento do biênio 2013-2014, a partir de uma série de medidas administrativas, decididas pela Mesa Diretora da Casa:

- Fim de redundâncias administrativas: extinção do Serviço Médico do Senado para atendimento ambulatorial de servidores e senadores; fusão do ILB, Interlegis e Unilegis; extinção e incorporação de outras secretarias e serviços e unificação dos processos administrativos de Prodasen e gráfica.

- Extinção de mais de 500 funções de chefia e assessoramento - 25% do total - e limitação do fracionamento dos cargos em comissão nos gabinetes dos senadores.

- Redução da mão-de-obra terceirizada, com a não-renovação e redução de vários contratos e o realocamento de servidores efetivos para suprir a necessidades de pessoal.

- Proibição de nomeações de concursados para as carreiras de polícia legislativa, e de saúde e assistência social.

- Aumento na jornada de trabalho de servidores.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, pretende ainda transferir os recursos economizados no Senado para reforçar políticas públicas do governo federal com impacto social.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado