Senado Federal vai implantar o Programa Jovem Aprendiz

A Mesa Diretora do Senado aprovou na reunião desta quinta-feira (6) a implantação do Programa Jovem Aprendiz, que irá beneficiar 50 adolescentes na primeira fase.
06/02/2014 12h50

A Mesa Diretora do Senado aprovou na reunião desta quinta-feira (6) a implantação do Programa Jovem Aprendiz, que irá beneficiar 50 adolescentes na primeira fase. O programa já é adotado por outras instituições como a Câmara dos Deputados, o Conselho Nacional do Ministério Público e a Petrobras. “A iniciativa, além de colaborar com esses jovens em fase de desenvolvimento e formação, não irá impactar em nenhum acréscimo orçamentário, uma vez que vamos usar uma parte dos recursos prevista para a contratação de estagiários”, informou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Quando o programa estiver totalmente implantado, a previsão é ter contratados 200 adolescentes. Eles vão receber um salário mínimo por mês, vale-transporte, vale-alimentação, além de férias. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. O candidato deverá ter entre 14 e 18 anos, estar cursando a partir da 7ª série do ensino fundamental , ter residência fixa no Distrito Federal e fazer parte de uma família cuja renda per capita seja igual ou inferior a um salário mínimo. A seleção será feita por meio de uma entidade sem fins lucrativos.

A Mesa do Senado também aprovou a minuta do ato que irá estabelecer as diretrizes para o planejamento e a definição de prioridades na área administrativa do Senado Federal, a cada biênio. Esta é a primeira vez que a Casa adota essa forma de gestão. Dentre as diretrizes estão a modernização das Comissões do Senado; o fortalecimento da política de tecnologia da informação; a readequação dos espaços físicos; a capacitação dos quadros de pessoal; a modernização do sistema de comunicação e transparência; e a política de acessibilidade.

Essas diretrizes vão ser avaliadas e revistas a cada mês de fevereiro pela Comissão Diretora e podem ser atualizadas mediante autorização prévia. Cada diretriz será desdobrada em planos de gestão setoriais e terão acompanhamento. A Mesa também aprovou a incorporação do patrimônio da Gráfica do Senado e do Prodasen para o sistema do Senado Federal, vários requerimentos de informação feitos por senadores e pedidos de tramitação conjunta de diversos projetos.