Senado respondeu 100% das demandas da Lei de Acesso à Informação, diz Renan

"Além disso, o Senado é o mais ágil nas respostas, consumindo um tempo médio de 15,8 dias, quando o tempo determinado pela lei de é 30 dias', disse Renan
12/11/2014 16h25

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comemorou, no plenário do Senado, na tarde desta quarta-feira (12), o resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo a qual o Senado Federal foi a única instituição pública que respondeu a 100% das demandas solicitadas pela Lei de Acesso à Informação. A FGV analisou 138 órgãos públicos.

Senado respondeu 100% das demandas da Lei de Acesso à Informação, diz Renan. Foto: Jonas Pereira

De acordo com o estudo, a Câmara dos Deputados respondeu a 81% das demandas, as assembleias legislativas apenas 58% e as Câmaras de vereadores responderam 56% do que foi solicitado. O Senado também foi apontado pela FGV como a instituição mais rápida a responder às demandas de jornalistas e dos cidadãos.

“Apenas o Senado, reitero, apenas o Senado, entre todas as instituições, respondeu 100% do que lhe foi demandado. Além disso, o Senado é o mais ágil nas respostas, consumindo um tempo médio de 15,8 dias, quando o tempo determinado pela lei de é 30 dias”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Renan Calheiros relembrou  que uma de suas metas, desde que assumiu a presidência da Casa era tornar o Senado a instituição número 1 em transparência. “Constatamos que chegamos onde queríamos: o Senado Federal é a instituição mais transparente do Brasil. Agradeço este resultado aos Senadores, à Mesa Diretora e aos servidores que tornaram possível esta importante conquista”, ressaltou o presidente Renan Calheiros.

Na última terça-feira (11), a Folha de S.Paulo, ao repercutir a pesquisa da FGV, mostrou que a taxa de retorno das demandas via Lei de Acesso do Legislativo foi de 66%. No entando, o resultado foi feito levando em conta os índices das Câmaras municipais, das Assembleias Legislativas e o da Câmara dos Deputados e do Senado. A taxa de retorno individual do Senado Federal é de 100%, a instituição mais transparente do país.