Senado aprova mudanças nas regras das eleições proporcionais

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei que altera a distribuição de vagas nas eleições proporcionais.
15/07/2015 20h35

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei que altera a distribuição de vagas nas eleições proporcionais. A iniciativa, apresentada pela Comissão Especial da Reforma Política do Senado, determina que nas eleições para os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital (DF) e vereador, serão considerados os votos dados diretamente ao partido e não à coligação.

Hoje, no caso das eleições proporcionais, as coligações que têm candidatos com potencial para conquistar muitos votos conseguem "puxar" candidatos com poucos votos. Esses candidatos acabam eleitos mesmo tendo conquistado menos votos que os adversários de outros partidos.

Com a proposta aprovada, os partidos que não alcançarem o quociente eleitoral, não podem concorrer à sobra de vagas.  Na prática, o projeto esvazia  as coligações eleitorais, que continuarão a existir,   mas não vão interferir no resultado da eleição.