Se líderes não completarem indicação de integrantes de CPIs, Renan fará

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que os líderes partidários podem indicar ainda nesta semana os membros que faltam para a instalação das CPIs dos Fundos de Pensão e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
01/07/2015 19h55

Se líderes não completarem indicação de integrantes de CPIs, Renan fará. Foto: Jonas Pereira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que os líderes partidários podem indicar ainda nesta semana os membros que faltam para a instalação das CPIs dos Fundos de Pensão e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Renan Calheiros assegurou que, se isso não ocorrer, fará as indicações de ofício, conforme ocorreu ano passado na CPI da Petrobras.

Renan Calheiros informou ainda que discutirá com líderes partidários, na próxima semana, a definição de uma data para a leitura de requerimento de criação da CPI do BNDES.  O requerimento com 27 assinaturas foi protocolado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e pede investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo BNDES para entidades privadas e a governos estrangeiros a partir de 2007.

"Hoje mesmo nós recebemos, na Comissão Parlamentar de Inquérito, as indicações da bancada do PMDB no Senado. Faltam apenas as indicações do Bloco de Apoio ao Governo. Hoje fiz um apelo: eu gostaria de não ter que, na forma da decisão do Supremo Tribunal Federal, indicar os membros desta e de outras Comissões. Concordo com o Senador Cássio Cunha Lima que, se nós não recebermos as indicações das bancadas, vou ter que fazê-las, porque esse é um mandamento judicial, é uma decisão do Supremo Tribunal Federal", lembrou Renan ao responder uma Questão de Ordem do senador paraibano sobre o assunto.