Representantes de companhia energética de Alagoas buscam apoio de Renan contra extinção

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (04), representantes da Fundação CEAL de Assistência Social e Previdência, Fundo de pensão dos empregados da Companhia Energética de Alagoas – FACEAL , que foi Incorporada pela ELETROBRAS, que demonstrou a intenção de transferir o patrimônio da FACEAL para a ELETROS – Fundação Eletrobrás de Seguridade Social, na cidade do Rio de Janeiro.
04/09/2013 12h50

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (04), representantes da Fundação CEAL de Assistência Social e Previdência, Fundo de pensão dos empregados da Companhia Energética de Alagoas – FACEAL , que foi Incorporada pela ELETROBRAS, que demonstrou  a intenção de transferir o patrimônio da FACEAL para a ELETROS – Fundação Eletrobrás  de Seguridade Social, na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com  representantes da FACEAL , se for concretizada a proposta de  transferência patrimonial  a empresa Alagoana corre o risco de ser extinta, com demissões e exclusão de gestão própria.

Na intenção de evitar a pretensão da ELETROBRAS, o grupo veio pedir o apoio do Presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), para impedir a medida. Nesse sentido Renan garantiu que vai procurar o ministério de Minas e Energia no intuito de avaliar a situação. A FACEAL, foi instituída em outubro de 1975, administra dois planos de saúde com  2.000 participantes a acumula patrimônio de aproximadamente quinhentos  milhões de reais.

Outro tema da audiência foi a Ação Trabalhista dos empregados da CEAL, que reivindicam a incorporação de 26% do Plano Bresser aos seus salários. O processo tramita a 16 anos no Tribunal Superior Trabalho (TST). Participaram do encontro  Judson Cabral, deputado Estadual (PT-AL), Josenal Fragoso,  Roger Lima ,Conselheiro Deliberativo e Diretor Financeiro da FACEAL, José Cícero da Silva, dirigente Sindical e Itamar Ferreira Costa, Presidente da Associação dos Aposentados da CEAL.