Renan vai convidar governadores para Pacto pela Defesa do Emprego

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça-feira (30) que vai convidar os 27 governadores para uma reunião no próximo dia 20 de maio onde irá propor um pacto regionalizado pela defesa do emprego. Renan lançou o Pacto pela Defesa do Emprego na véspera do Dia Internacional do Trabalhador.
30/04/2015 15h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta terça-feira (30) que vai convidar os 27 governadores para uma reunião no próximo dia 20 de maio onde irá propor um pacto regionalizado em defesa do emprego. Renan lançou o Pacto pela Defesa do Emprego na véspera do Dia Internacional do Trabalhador.

Renan vai convidar governadores para Pacto em Defesa do Emprego. Foto: Jane de Araújo

“Vou reunir os governadores para retomarmos a agenda federativa. Na reunião, eu vou fazer um apelo para esse pacto avançar. Para que os governadores tenham, também do ponto de vista dos estados, pactos regionais pela defesa do emprego”, disse Renan.

O presidente do Senado tem criticado o ajuste fiscal promovido pelo Executivo. “Como é possível apenas aumentar impostos, fazer tarifaço, e ainda por cima aumentar o desemprego. Isso não é ajuste, é desajuste social. Estamos propondo um ajuste social baseado num pacto pela defesa do emprego, durante o período que durar a crise, não é um engessamento, o pacto é temporário. Esse pacto servirá a todos, para acharmos uma saída para o Brasil”, explicou Renan.

Está marcada para o próximo dia 05 de maio uma sessão temática, sobre Crise e Desenvolvimento. Durante a sessão, em Plenário, o presidente do Senado irá detalhar as propostas que vão ser levadas à presidente da República, Dilma Rousseff. Foram convidados para as discussões, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy; o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger; os economistas Carlos Lessa e Marcos Henrique Monteiro de Castro; entre outros.