Renan vai acompanhar execução orçamentária do Senado semanalmente

Em reunião da Mesa Diretora, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou que a Diretoria Geral vai entregar o detalhamento da execução orçamentária do Senado Federal toda terça-feira
30/04/2015 14h50

Em reunião da Mesa Diretora, nesta quinta-feira (30), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comunicou que a Diretoria Geral vai entregar o detalhamento da execução orçamentária do Senado Federal toda terça-feira. A decisão foi tomada após a apresentação de alterações no plano estratégico e institucional pela diretora-geral, Ilana Trombka. “Os objetivos estratégicos são aumentar a eficiência e a racionalidade dos recursos públicos, melhorar de maneira contínua os processos de trabalho, valorizar as pessoas, fortalecer a transparência e a comunicação, readequar a estrutura física, preservar a memória do Senado e priorizar as atividades fim do Senado”, enfatizou ela.

Renan vai acompanhar execução orçamentária do Senado semanalmente. Foto: Jane de Araújo

O presidente Renan reforçou que a busca pela “economia, eficiência e transparência” só termina no último dia do mandato de cada um. “O planejamento estratégico tem que ter premissas, a fundamental premissa é a coerência dos objetivos, a redução dos valores dos contratos e a transparência”, destacou Renan. Em 15 dias, será apresentado um detalhamento do planejamento com as definições do que será feito.

Bolívia – A Mesa aprovou o requerimento 164/2015, um pedido de informações da Comissão de Relações Exteriores (CRE) ao Itamaraty sobre as comunicações realizadas entre o diplomata Eduardo Saboia e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre o caso do senador boliviano Roger Pinto Molina. Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), o Ministério das Relações Exteriores está com os documentos prontos para enviar ao Senado.

A CRE aguarda essas informações para apreciar a indicação do diplomata Raymundo Santos Rocha Magno para ocupar o cargo de Embaixador do Brasil junto ao Estado Plurinacional da Bolívia. A indicação foi enviada em agosto de 2013 ao Senado. Na época, o relator da mensagem presidencial foi o então senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE). Ele já havia solicitado as comunicações, mas os senadores da CRE julgaram a resposta do MRE tecnicista, por isso foi feito um novo pedido.

A Mesa Diretora aprovou outros 29 pedidos de informação a autoridades. Entre eles, os requerimentos 241/2015 e 247/2015, direcionados ao Ministro de Minas e Energia, que pedem esclarecimentos sobre gastos com publicidade autorizados pelo Governo Federal para a Eletronorte e para a Petrobras. Os senadores também aprovaram pedido de informações para o Ministro da Saúde sobre o Programa Mais Médicos, conforme requerimento 270/2015.