Renan: torço para que pacote de concessões não seja mais uma lista de intenções

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), demonstrou nesta quarta-feira (10) preocupação com o pacote de concessões anunciado pelo Executivo esta semana.
10/06/2015 17h30

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), demonstrou nesta quarta-feira (10) preocupação com o pacote de concessões anunciado pelo Executivo esta semana. “Torço, sinceramente torço para que este pacote não seja mais uma lista de intenções do Governo. O Brasil precisa muito de investimentos em infraestrutura e logística e chegou a hora, definitivamente, de fazê-los”, afirmou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), demonstrou nesta quarta-feira (10) preocupação com o pacote de concessões anunciado pelo Executivo esta semana. Foto: Jane de Araújo

A segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciada pela presidente Dilma Rousseff, prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões pela iniciativa privada, dos quais R$ 68,2 bilhões são para até 2018. A principal crítica dos especialistas é que o plano não apresentou as regras das concessões e as mudanças nos modelos e na participação das estatais nos empreendimentos, detalhes aguardados pelos potenciais investidores. Vários projetos foram apontados como versões recicladas de propostas que já constavam da primeira etapa do PIL, mas não foram desenvolvidos.

O presidente do Senado estava em missão parlamentar na Rússia quando o pacote foi anunciado. Em relação ao pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de votar o reajuste para os servidores do Poder Judiciário apenas em agosto, Renan Calheiros explicou que apesar da proposta estar na pauta Plenário, ainda não há consenso. “Nós estamos conversando sobre a matéria, mas não há acordo ainda. Ela está na pauta, porém nós só vamos apreciá-la quando houver entendimento”, observou.