Renan recebe sugestões de representantes do setor da saúde

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (06) propostas para o debate sobre a Reforma Sanitária e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
06/08/2014 15h30

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (06) propostas para o debate sobre a Reforma Sanitária e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento foi trazido por representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), coordenado por Maria do Socorro de Souza. A proposta é que 10% da receita bruta da União sejam destinadas para o setor.

Renan recebe sugestões de representantes do setor da saúde. Foto: Geraldo Magela

O presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Luis Eugenio Portela Fernandes; a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); o senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado Darcisio Perondi (PMDB-RS) também participaram da reunião. O texto, chamado Agenda Propositiva do Conselho Nacional de Saúde, apresenta sugestões para o debate sobre o setor nas eleições de 2014.

O documento de cinco páginas entregue a Renan Calheiros, defende que o SUS é viável e uma solução para garantir os serviços de saúde para todos os brasileiros. A proposta é fortalecer a elaboração de orçamentos participativos em todas as esferas do SUS.

O presidente Renan Calheiros ouviu os integrantes do CNS e afirmou que a participação da sociedade no debate sobre a legislação da saúde é essencial para melhoria dos serviços do setor e o fortalecimento da própria democracia.

Citou o Decreto 8242, de 23 de maio de 2014, que trata da Política Nacional de Participação Social, assunto que segundo ele deveria ter sido encaminhado ao Congresso Nacional por meio de Medida Provisória ou Projeto de Lei com urgência urgentíssima.