Renan recebe pedido para debater representação no Mercosul

“Sugeri ao presidente Renan que delegue à Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul um estudo sobre a situação e também um debate mais profundo nas comissões onde as propostas tramitam”, explicou o ex-deputado.
16/04/2015 12h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quinta-feira (16) o Alto Representante-Geral do Mercosul, ex-deputado Doutor Rosinha, que veio propor um debate aprofundado no Senado sobre a representação no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. Tramitam no Senado duas propostas que tratam sobre o assunto, uma vez que todos os países do bloco precisam de uma legislação própria sobre o tema. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 358 de 2013, do senador Roberto Requião (PMDB-PR) e o Projeto de Lei do Senado (PLS) 126/11, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebe pedido para debater representação no Mercosul. Foto: Jane de Araújo

“Sugeri ao presidente Renan que delegue à Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul um estudo sobre a situação e também um debate mais profundo nas comissões onde as propostas tramitam”, explicou o ex-deputado, que hoje ocupa o mais alto posto dentro do bloco. Pelas regras atuais, um grupo de 13 estados brasileiros teria direito a apenas um representante no Parlasul. Doutor Rosinha sugere o que chama de “representação atenuada”, na qual o Brasil teria direito a 74 parlamentares.  As eleições estão previstas para 2016.

O Alto Representante-Geral do Mercosul também veio comunicar que o Secretário-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o colombiano Ernesto Samper, vai estar no Brasil no próximo dia 11 de maio. A Unasul é integrada pelas duas uniões aduaneiras regionais: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN).