Renan prestigia posse de novo presidente do STJ

O presidente Renan participou na tarde desta segunda da cerimônia de posse dos ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz nos cargos de presidente e vice do STJ
01/09/2014 19h20

Renan prestigia posse de novo presidente do STJ. Foto: Moreira Mariz

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou na tarde desta segunda-feira (1º) da cerimônia de posse dos ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além de Renan Calheiros, a solenidade contou com as presenças de autoridades dos Três Poderes da República e de representantes da sociedade civil.

Renan prestigia posse de novos presidentes do STJ. Foto: Moreira Mariz

O novo presidente do STJ, ministro Francisco Cândido de Melo Falcão Neto, é natural do Recife (PE) e foi nomeado ministro da Corte pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1999. Entre 2005 e 2007, presidiu a 1ª Seção do STJ. Nos dois últimos anos, Francisco Falcão atuou também no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na função de Corregedor-Geral da Justiça Federal. Nesse período, comandou inspeções em 24 tribunais e determinou a abertura de 25 procedimentos contra magistrados, tendo afastado 16 deles do cargo, um recorde para o CNJ.

Renan prestigia posse de novos presidentes do STJ. Foto: Moreira Mariz

Já a vice-presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, que também tomou posse nesta segunda-feira (1º), compõe a Corte do Superior Tribunal de Justiça desde 2001, por indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Laurita Vaz nasceu no município de Anicuns (GO). Antes de integrar o STJ, foi Promotora de Justiça no Estado de Goiás e Procuradora-Geral da República.