Homenagem a Luiz Henrique reúne familiares e autoridades

“A tristeza é pela ciência de que não mais poderemos contar com a sua nobre e elegante presença entre nós, disse Renan.
11/06/2015 12h45

Nesta quinta-feira (11), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presidiu sessão especial em homenagem ao senador Luiz Henrique da Silveira, morto no dia 10 de maio após um infarto. Ao lado de dona Ivete Silveira, viúva de Luiz Henrique, Renan Calheiros lembrou a trajetória do senador catarinense e lamentou sua perda.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presta homenagem a Luiz Henrique da Silveira, morto em dez de maio. Foto: Jane de Araújo

“A tristeza é pela ciência de que não mais poderemos contar com a sua nobre e elegante presença entre nós, mas temos a certeza de que a sua convivência conosco e sua participação nos trabalhos legislativos, aqui e na Câmara dos Deputados, dignificaram o Congresso Nacional. Tê-lo entre nós foi uma oportunidade de crescimento e amadurecimento”, disse Renan.

Luiz Henrique construiu a vida pública no MDB, depois PMDB. Era senador desde 2011 e foi prefeito de Joinville por três mandatos, deputado federal, deputado estadual e governador de Santa Catarina por dois mandatos. Para Renan Calheiros, a importância de Luiz Henrique como homem público só se equipara ao cidadão brasileiro e catarinense que demonstrou ser. Características, que, segundo o presidente do Senado, não eram estanques e se comunicavam harmoniosamente.

“Aqui no Senado, fomos testemunhas de sua habilidade na conciliação dos desiguais, sempre valorizando as qualidades de cada um. Até mesmo de quem lhe pudesse fazer oposição. Esse foi o caráter do nosso companheiro Luiz Henrique. Todos nós somos testemunhas de seu espírito conciliador. Foi também um senador leal, empreendedor, prospectivo, preocupado sempre com as possibilidades de o Senado colaborar com o desenvolvimento dos brasileiros e com crescimento do país”, destacou Renan.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presta homenagem a Luiz Henrique da Silveira, morto em dez de maio. Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado ainda fez questão de destacar o desempenho de Luiz Henrique como prefeito de Joinville. Citou a construção de pontes, terminais urbanos, rodoviária, hospital e ressaltou o incentivo que deu à instalação da única escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. “Esse foi o senador Luiz Henrique. Um homem preocupado em criar condições para que a população se tornasse protagonista de seu tempo e do seu ambiente”, elogiou Renan.

Para finalizar a homenagem, Renan Calheiros recordou uma referência feita pelo senador Luiz Henrique durante um discurso na Câmara, em 1976, quando manifestou indignação pela cassação de mais um deputado. “Lembrando-se do poeta inglês John Donne, Luiz Henrique corajosamente disse que a morte de qualquer ser humano o diminuía. E que da mesma forma a perda de um integrante do parlamento naquela circunstância tornava o Congresso ainda mais débil e impotente. Pois bem. Assim nos sentimos também com a perda do nosso colega Luiz Henrique. O Congresso Nacional sente-se subtraído com sua partida precoce, certo de que sua memória permanecerá entre nós como um estímulo permanente a fazer da política uma atividade dignificante.”