Renan participa de Seminário Internacional Brasil 100% Digital

O evento, promovido pelo Tribunal de Contas da União e pelo Governo Federal - por meio da Casa Civil e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - acontece em Brasília até o dia 24 de abril.
23/04/2015 12h15

Nesta quinta-feira (23), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou da abertura do Seminário Internacional Brasil 100% Digital. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas da União e pelo Governo Federal - por meio da Casa Civil e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - acontece em Brasília até o dia 24 de abril. O principal objetivo é a troca de experiências relacionadas à construção de serviços digitais e ao uso de dados abertos como instrumento de transparência e controle social, com foco na avaliação e melhoria de serviços e políticas públicas.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participa de Seminário Internacional Brasil 100% Digital. Foto: Jane de Araújo

Durante seu discurso, o presidente do Senado lembrou que, segundo estimativas de especialistas, até o final desta década quase três bilhões de pessoas em todo mundo usarão meios digitais. “Vejam que em nosso país, não é mais possível votar, fazer declaração de renda, inscrições em programas e concursos, e muitos outros cadastramentos sem o suporte eletrônico”, exemplificou Renan.

O presidente ainda lembrou que “o Brasil, com mais de 143 milhões de eleitores, tem um sistema eletrônico de votação que se tornou referência mundial. Pioneiro neste setor, ao lado da Índia e da Holanda, o nosso país foi o primeiro entre todos no qual a totalidade do eleitorado votou em urnas eletrônicas”, disse.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participa de Seminário Internacional Brasil 100% Digital. Foto: Jane de Araújo

Renan elogiou a iniciativa do Seminário ao reconhecer que é preciso “tirar o melhor proveito possível com a imensa quantidade de dados, programas, aplicativos e equipamentos que temos a nossa disposição. Sabemos o quanto a digitalização é importante para o país, e principalmente, para a governança moderna, para a gestão, para o controle, para a economia de recursos e para a transparência”, completou.

Por fim, Renan Calheiros falou sobre a implantação de um processo eletrônico no Senado Federal. O programa vai permitir a produção, tramitação e gestão de documentos e processos em meio digital, acabando com o uso de papel e permitindo o acesso simultâneo em diferentes setores da administração. Já foram cadastradas mais de três mil assinaturas eletrônicas, por meio das quais será possível efetuar as certificações do fluxo de documentos. A meta é que o sistema esteja totalmente implantado até 04 de maio.

“Tal providência nos permitirá mais redução de custos financeiros, aumento da segurança, preservação ambiental, maior celeridade na tramitação dos documentos, e principalmente mais eficiência administrativa. É o que propusemos desde o início de nossa gestão na Presidência do Senado. Fazer mais com menos”, finalizou Renan.