Renan participa de posse de novo presidente do TSE

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou na noite desta terça-feira (13) da posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
13/05/2014 21h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou na noite desta terça-feira (13) da posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Dias Toffoli, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assume a vaga em substituição ao ministro Marco Aurélio Mello. Toffoli irá comandar a instância máxima da Justiça Eleitoral durante a campanha e as eleições de 2014. Ele é ministro do TSE desde 2012.

Renan participa de posse de novo presidente do TSE. Foto: Jonas Pereira

Dias Toffoli tem 46 anos e está no STF desde 2009, quando foi indicado ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi advogado-geral da União e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Além do presidente do Senado, Renan Calheiros, a posse de Dias Toffoli na presidência do TSE foi acompanhada pela presidente da República, Dilma Rousseff; pelo vice-presidente, Michel Temer; parlamentares, como os senadores José Sarney (PMDB-AP), Eduardo Braga (PMDB-AM), Valdir Raupp (PMDB-RO), Romero Jucá (PMDB-RR) e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); governadores de estados; ministros e outras autoridades dos três poderes.

Em seu discurso de posse, o ministro Dias Toffoli destacou a necessidade de a Justiça Eleitoral se adaptar às novas mídias e tecnologias. “Essa adaptação é necessária para proteger sempre a soberania popular e a vontade do povo. Esse é o papel da Justiça Eleitoral.”, afirmou.