Renan participa de lançamento da segunda etapa do Pronatec

“O Pronatec é um grande programa e, seja qual for a formação, quem faz os cursos oferecidos está pronto para iniciar uma nova trajetória e cada vez mais alcançar êxitos em suas vidas”, disse Renan Calheiros.
18/06/2014 11h30

As disciplinas de cursos e treinamentos realizados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) poderão ser validadas como crédito acadêmico em cursos superiores de tecnologia. Essa foi uma das novidades apresentadas nesta quarta-feira (18), em Brasília, durante o lançamento oficial da segunda etapa do programa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou, no Palácio do Planalto, da Cerimônia de Lançamento do Pronatec 2.

O programa amplia a educação profissional e tecnológica no país. Ele dá aos alunos e trabalhadores bolsas de estudo ou a possibilidade de financiar cursos de qualificação técnica por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), inclusive em escolas privadas, desde que a instituição não tenha fins lucrativos.

Renan participa de lançamento da segunda etapa do Pronatec. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“O Pronatec é um grande programa e, seja qual for a formação, quem faz os cursos oferecidos está pronto para iniciar uma nova trajetória e cada vez mais alcançar êxitos em suas vidas”, disse Renan Calheiros.

Segundo dados do Ministério da Educação, o programa teve investimentos que somam R$ 1 bilhão. Na primeira etapa, 7,4 milhões de pessoas fizeram matrícula no ensino técnico. Até o fim do ano, a expectativa é que este número chegue a 8 milhões

Para a segunda etapa do programa, foi anunciado ainda o aumento no número de vagas ofertadas pelas principais entidades envolvidas, as instituições do Sistema S como, por exemplo, Senai, Senac e Senar.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O programa oferece gratuitamente uma série de cursos técnicos e profissionalizantes. Eles atendem, majoritaritariamente, jovens de 15 a 29 anos com ensino médio completo ou incompleto. São mais de 200 cursos técnicos e mais de 600 de qualificação profissional. Contando com orçamento de R$ 14 bilhões, o Pronatec já está presente em mais de quatro mil municípios brasileiros.

Propostas do Pronatec

Entre as propostas do programa estão:

  • expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • melhorar a qualidade do ensino médio.