Renan participa da Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência

“Um dos maiores orgulhos da minha carreira pública foi ter incentivado a semana de valorização da pessoa com deficiência que hoje já é uma tradição da Casa".
03/12/2013 16h55

Renan participa da Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência - Foto: Jonas Pereira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta terça-feira (3) da abertura da 8ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência que é realizada todos os anos pela Casa. De 3 a 6 de dezembro, diversos espaços do Senado serão palco de atividades com portadores de deficiência; tais como desfile de moda, teatro, música, cinema, exposição, debates, palestras, oficinas de livros e visitações guiadas voltados ao tema da igualdade e integração da pessoa com deficiência.

Além de Renan, participaram da abertura desta edição a senadora Ana Rita (PT-ES); os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Paulo Paim (PT-RS); a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL); o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo; a atriz Bruna Linzmeyer, que faz a personagem autista Linda, na novela da TV Globo, Amor à Vida; a escritora Claudia Werneck; além de crianças da Escola-Classe nº 10, do Gama, região administrativa de Brasília, a 30 quilômetros do Plano Piloto.

No discurso, o presidente Renan Calheiros lembrou que esta iniciativa do Senado é uma maneira de apoiar o movimento do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira, “com o propósito de contribuir, debater, oferecer novos marcos legais e promover a inclusão”. “Um dos maiores orgulhos da minha carreira pública foi ter incentivado a semana de valorização da pessoa com deficiência que hoje já é uma tradição da Casa. O Senado passou a ser uma instituição pioneira neste trabalho”, afirmou Renan.

Renan participa da Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência - Foto: Jonas Pereira

De acordo com Renan Calheiros, foram mais de 30 intervenções no Senado para contribuir com a inclusão dos deficientes, como rebaixamento de calçadas, construção de rampas, adequação das comissões permanentes, remoção de obstáculos à livre circulação externa, indicadores em Braille nos elevadores e sonorização nas alas Alexandre Costa e Nilo Coelho, instalação de elevador especial com acesso à galeria do Plenário, compra de novos triciclos e cadeiras de rodas motorizadas para servidores, visitantes e senadores, foram citados.

“Estamos apoiando nas comissões e no Plenário do Senado, a tramitação da Convenção da ONU dos Direitos da Pessoa com Deficiência vigente, para que ela tenha equivalência à emenda constitucional. Gradativamente estamos evoluindo nesta discussão, especialmente no cumprimento da legislação específica, mas é preciso criar uma cultura de inclusão na sociedade brasileira, uma vez que as leis não têm caráter punitivo. Por isso o caminho é, cada vez mais, promovermos sensibilização e atuarmos sistematicamente em campanhas educativas, como o Senado Federal vem fazendo”, defendeu.