Renan participa da inauguração da nova subestação elétrica de Arapiraca

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Domingo, 16 de Junho de 2013
16/06/2013 00h00

Neste domingo (16), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve presente na inauguração da nova subestação de energia elétrica no município de Arapiraca. Segundo Renan, a nova subestação de energia não é importante apenas para Arapiraca, mas para todos os municípios do Agreste e do Sertão de Alagoas e vai oferecer energia de boa qualidade para a população. O presidente do Senado ressaltou ainda a grande melhoria que a subestação trará para o crescimento econômico da região. Ele lembrou da implantação da Mineradora Vale Verde, em Craíbas, que precisa de energia elétrica para entrar em funcionamento.

- Sem dúvida essa é a obra mais esperada de Alagoas, havia uma expectativa muito grande, porque ela vai garantir o suporte energético para o desenvolvimento de Arapiraca, do Agreste e do Sertão. São quase 70 milhões de reais de investimento que vão viabilizar o funcionamento da mineradora Vale Verde.

Renan destacou que a bancada federal alagoana teve participação decisiva para concretização da obra. Os empreendimentos atendem a 13 municípios , além de Penedo e outras cidades do baixo São Francisco, beneficiando uma população estimada em 1 milhão e 200 mil habitantes.

Inicialmente, esta Subestação vai operar com uma potência instalada de 100MVA. Poderá ser ampliada para até 400 MVA. A Subestação Arapiraca III operará na tensão 230/69kV. Os estudos para construção da nova subestação iniciaram em 2009 e as obras começaram efetivamente em 2011.

Cidades beneficiadas
Da parte da Eletrobras Alagoas foram investidos cerca de R$ 10 milhões, destinados a construção de duas Linhas de Transmissão e ampliação do setor de 69Kv da subestação Arapiraca II. Estas obras viabilizam o escoamento da energia oriunda da subestação da Eletrobras Chesf que também será inaugurada neste domingo.

As obras beneficiam diretamente os municípios Arapiraca, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela e Traipu; e indiretamente os municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho Dágua Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Braz. Um total de mais de um milhão de pessoas.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado