Renan parabeniza Senado pelos 189 anos

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez uma homenagem nesta quarta-feira (06) ao Senado Federal pelos 189 anos.
06/05/2015 21h20

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez uma homenagem nesta quarta-feira (06) ao Senado Federal pelos 189 anos. “Me dirijo ao Plenário para parabenizar um ilustre aniversariante.  Foi em maio de 1826, que a primeira Legislatura se reuniu.  Neste momento, faço um rápido registro para exaltar a importância que esta instituição tem na defesa da democracia e no respeito ao equilíbrio federativo. No Senado foram construídas as demais instituições da democracia”, disse Renan.

O presidente também destacou o trabalho da Mesa para modernizar a Casa. “Corrigimos erros, cortamos despesas, eliminamos privilégios, fundimos estruturas e somos, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições brasileiras mais transparentes”, observou.

“Estamos atentos, no nosso papel de fiscalizar, mas nunca deixamos de construtivamente fazer propostas”, reiterou o presidente do Senado ao lembrar do lançamento do Pacto pela Defesa do Emprego, no dia 1º de maio, com sugestões para garantir estímulos aos setores econômicos que abram vagas durante a recessão.

“É evidente que não vamos impor pacto a ninguém. Não há como impor acordo, pacto, nada. Mas nós citamos algumas ideias que poderiam fazer parte de um pacto em defesa do emprego neste país”, disse.

Renan Calheiros também anunciou que chamou os governadores para uma ampla conversa no dia 20 de maio. “Em busca do equilíbrio federativo convidei todos os governadores para um diálogo amplo para que possamos avançar nessa agenda federativa”, afirmou.