Renan Calheiros lança Portal das Comissões

O Portal das Comissões se adapta a qualquer plataforma, o que permite o acesso por computador, tablet ou smartphone.
04/12/2013 18h40

Renan lança Portal das Comissões - Foto: Jonas Pereira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lançou nesta quarta-feira (4) o Portal das Comissões. O ambiente virtual, com a agenda dos projetos em tramitação e outros aspectos do trabalho das comissões, abriga itens que antes ficavam dispersos em vários ambientes diferentes. O objetivo é facilitar, atualizar e modernizar as informações das comissões e subcomissões do Senado.

“No que diz respeito a esse portal, o objetivo é ambicioso, pois além de facilitar o acesso às informações que até hoje se encontravam dispersas em um labirinto de janelas, links e sistema de busca, pretendemos em pouco tempo transmitir em tempo real as audiências das comissões”, explicou Renan na cerimônia de lançamento do Portal, que contou com a presença de vários senadores.

O Portal das Comissões se adapta a qualquer plataforma, o que permite o acesso por computador, tablet ou smartphone. A ferramenta foi projetada para facilitar o acesso dos que necessitam acompanhar a atividade e a votação dos projetos e relatórios das comissões; e também atender pessoas que não estão acostumadas com a linguagem da atividade legislativa. Todas as informações vão ser atualizadas no momento em que a comissão estiver reunida.

Renan lança Portal das Comissões - Foto: Jonas Pereira

Renan Calheiros destacou o esforço dos servidores da Casa, principalmente do Prodasen, que trabalharam no desenvolvimento do Portal. “Além de dar maior celeridade aos nossos trabalhos legislativos e, administrativamente, racionalizar nossos recursos humanos e financeiros, temos tido constantemente a preocupação de fazer uso de ferramentas capazes de aproximar ainda mais o Senado da população brasileira”, lembrou Renan.

“Tais possibilidades, que há tão pouco tempo eram inimagináveis, se apresentam hoje como imprescindíveis para tornar o Senado mais transparente e aberto a toda a população. Esse é a nossa intenção com o Portal das Comissões”, observou Renan Calheiros, que anunciou também investimentos, em 2014, na modernização dos meios de divulgação do processo legislativo como a transmissão digital das sessões plenárias, das reuniões de comissões, do sinal da TV Senado e do parque tecnológico do Prodasen.