Renan Calheiros lança Constituição Federal em formato e-PUB

14/08/2013 12h10

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB – AL), lançou nesta quarta-feira (14) a Constituição Federal em formato e-PUB. A publicação é disponibilizada de maneira gratuita, digital e livre, acessível a todo cidadão.

“É  com muita satisfação que participo do lançamento da Constituição Federal em formato ePUB.  Devemos sempre saudar as iniciativas que ampliam o acesso de todas as informações,  projetos e decisões tomadas pelo Congresso.  Somos uma instituição democrática, uma porta aberta às demandas da sociedade. Por isso, nada melhor que a transparência”, disse Renan.

O formato ePUB é um tipo de ebook aberto, compatível com a maioria dos dispositivos móveis, como smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

“Visualmente, a Constituição eletrônica será semelhante ao livro impresso e, ainda, permitirá a realização de marcações, anotações e destaques como se fosse uma folha de papel comum. A facilidade em acessar a Constituição em ePUB é outro destaque”, falou Renan.

Para obter o texto basta acessar o link específico na Livraria Virtual do Senado e baixar o arquivo, que é totalmente gratuito.

Outra boa notícia é que a Constituição em formato digital está totalmente adaptada ao conceito de acessibilidade e dessa forma,  compatível com os aparelhos que tenham o recurso de leitura para pessoas com deficiência visual, além de possibilitar a mudança do tipo e tamanho da fonte facilitando a leitura.

A edição digital faz parte da comemoração dos 25 anos da Constituição de 88.

“A Constituição digital se insere num momento de renovação  da produção editorial do Senado. Queremos cada vez mais ampliar o alcance de nossas publicações, aumentar o interesse do cidadão pelo que produzimos e que impacta diretamente na vida de toda a sociedade.  É nosso dever buscar a democratização da informação”, enfatizou Renan.