Renan homenageia empresários com diploma José Ermírio de Moraes

O prêmio recebe o nome do empresário do Grupo Votorantim, José Ermírio de Moraes, que também foi senador de 1963 a 1971.
26/05/2015 14h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), presidiu, nesta terça-feira (26), a sessão de entrega do diploma José Ermírio de Moraes. O prêmio recebe o nome do empresário do Grupo Votorantim, José Ermírio de Moraes, que também foi senador de 1963 a 1971. Esta é a sexta edição do diploma, conferido anualmente pelo Senado a empresários e empresas que se destacam no Brasil.

“O que os distinguem a ponto de merecer as homenagens é a capacidade de empreender, de identificar oportunidades, agregando valor ao seu negócio, gerando empregos e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país. Todas essas virtudes podem ser resumidas na palavra empreendedorismo, que se constitui na força motriz do crescimento econômico. A cada ano, com esse diploma, estamos valorizando aqueles que creem na força do trabalho, na livre iniciativa e na determinação de ver o Brasil melhor,” definiu Renan.

Os homenageados foram os empresários Albano Franco, Carlos Alberto Sicupira, Armando Monteiro Filho, João Tenório e Nevaldo Rocha, que foi representado pelo filho, Flávio Gurgel Rocha. Além dos cinco agraciados, recebeu a homenagem, in memoriam, o empresário Antônio Ermírio de Moraes, filho de José Ermírio de Moraes, que dá nome ao prêmio. Antônio Ermírio morreu em agosto do ano passado. O diploma foi entregue a Rubens Ermírio de Moraes, filho do empresário. Armando Monteiro Filho teve como representante Armando Monteiro Bisneto, neto do premiado.

Presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), homenageia empresários com diploma José Ermírio de Moraes. Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado falou sobre cada um dos homenageados.

Antônio Ermírio de Moraes – “Foi um daqueles homens, que inspirados no empreendedorismo de seus antecedentes, se firmaram como grandes homens de negócios e que, a partir do que receberam, expandiram ainda mais seus interesses comerciais. Assim foi a atuação de Antônio Ermírio na presidência do Grupo Votorantim, cujas empresas empregam mais de 60 mil funcionários em diversas áreas.”

Albano Franco – “O ex-senador e governador integra uma das mais importantes famílias de Sergipe, com intensa participação na política e na economia do Estado. Como seu avô, na época em que foi governador de Sergipe, se tornou o responsável pela construção das principais rodovias que cortam seu território e pelas adutoras que abastecem de água, ainda hoje, toda sua população.”

Carlos Alberto Sicupira – “Sua liderança no setor industrial brasileiro, no ramo de bebidas, é inconteste e fez com que seu renome ultrapassasse fronteiras. Juntamente com seu grupo empresarial controla ainda o segmento de varejo que conta, atualmente, com mais de 700 estabelecimentos de venda por todo o Brasil. Quero salientar, porém, em relação a Sicupira, seu apoio a iniciativas que objetivam a melhoria da gestão pública. Exemplo dessa atividade é Fundação Estudar dedicada a fomentar o desenvolvimento de lideranças.”

Nevaldo Rocha – “O criador e líder do Grupo Guararapes é outro homenageado com o diploma José Ermírio de Moraes. Nevaldo iniciou suas atividades em 1956, a partir da instalação de uma pequena fábrica na cidade do Recife. A aquisição das lojas Riachuelo, anos depois, foi mais um passo rumo à expansão de seu grupo empresarial que hoje contabiliza cerca de 270 lojas nas quais mais de 24 mil funcionários emprega. Sua incursão na construção de um grande shopping em Natal e na criação e administração da maior carteira de cartões de crédito do varejo nacional nos dá também a noção de sua determinação de crescer, de empreender.”

Armando Monteiro Filho – “Pelo seu desempenho no empreendedorismo nacional, temos a honra de lhe conferir o diploma José Ermírio de Moraes. A sua notável trajetória política foi um caminho paralelo que trilhou durante toda sua vida, desempenho e exemplo que transferiu para sua descendência. Prova é a carreira empresarial e política que tem também seu filho, Senador Armando Monteiro Neto, de quem temos orgulho de sermos colegas aqui, no Senado Federal e no Congresso Nacional.”

João Tenório – “Com o desejo de cooperar com o desenvolvimento de Alagoas, João Tenório ocupou diversos cargos tanto no Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, como na Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas. Aqui, no Senado, tivemos a satisfação de tê-lo como colega, sempre apresentando e apoiando projetos que melhorassem as condições de crescimento da nossa economia e que também valorizassem o suor dos trabalhadores.”

O presidente Renan Calheiros fez questão de, juntamente com o ex-governador Teotônio Vilela, entregar a placa e o diploma ao conterrâneo João Tenório. Quando senador, o empresário foi o autor do projeto de resolução que criou o diploma José Ermírio de Moraes.

A escolha dos premiados foi feita pelo Conselho do diploma José Ermírio de Moraes, presidido pelo Senador Douglas Cintra (PTB-PE) e composto pelos Senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Delcídio do Amaral (PT-MS), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Acir Gurgacz (PDT-RO), Blairo Maggi (PR-MT), Otto Alencar (PSD-BA), José Agripino (DEM-RN), Ciro Nogueira (PP-PI), José Medeiros (PPS-MT), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Eduardo Amorim (PSC-SE) e Marcelo Crivella (PRB-RJ).