Renan garante a presidente chinês tramitação rápida para criação de banco dos BRICs

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta (16) o presidente da China, Xi Jinping, que está no Brasil para a reunião do Brics.
16/07/2014 17h30

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (16) o presidente da China, Xi Jinping, que está no Brasil para a reunião do Brics (bloco de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Renan Calheiros garantiu a rápida tramitação da proposta que deve ratificar a criação de um banco para os Brics; que, pela Constituição, deve passar pela aprovação do Parlamento. O acordo para o chamado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que vai financiar projetos de infraestrutura em países emergentes, foi assinado pelos chefes dos Executivos dos cinco países na terça-feira (15).

Renan garante a presidente chinês tramitação rápida para criação de banco dos BRICs. Foto: Jonas Pereira

Xi Jinping foi recebido na rampa do Congresso Nacional pelo primeiro-secretário do Senado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e pelo primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Na porta do Palácio do Congresso Nacional, o presidente chinês foi recepcionado pelo senador Renan Calheiros e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

No Salão Nobre do Senado, Xi Jinping posou para as fotos oficiais da visita e assinou os Livros de Ouro do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Depois, acompanhados de líderes partidários, demais parlamentares da Câmara e do Senado, a comitiva chinesa passou junto com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), Xi Jinping também participou da sessão solene do Congresso Nacional para comemorar os 40º Aniversário do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Sino-brasileiras, a ser celebrado em 15 de agosto.

No Salão Nobre do Senado, Xi Jinping posou para as fotos oficiais da visita e assinou os Livros de Ouro do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Foto: Jonas Pereira

Ao discursar da tribuna da Câmara dos Deputados, o presidente chinês citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o arquiteto Oscar Niemeyer e trechos do Hino Nacional para ressaltar os pontos positivos do povo brasileiro. “O oceano Pacífico nos separa, mas não impede o desenvolvimento de nossa amizade”, citou Xi Jinping. O mandatário asiático também ressaltou as relações comerciais dos dois países e citou que há 200 anos chineses já cultivavam chá em território brasileiro para exportação. Citou também a evolução tecnológica dos dois países. “Nossas populações já transcenderam as relações bilaterais e alcançaram escalas globais. Estes 40 anos de relações podem ser considerados como ponto de partida. Espero que os parlamentares contribuam para esta amizade entre China e Brasil”, disse Jinping.

Os presidentes do Senado e Câmara, Renan Calheiros e Henrique Alves, recebem o presidente da China, Xi Jinping, no plenário da Câmara

O presidente do Senado Renan Calheiros garantiu no discurso que o Senado e a Câmara dos Deputados vão aprovar no menor prazo possível a proposta de criação do banco criado pelos Brics. “Consideramos este banco como a iniciativa mais importante das últimas décadas para a democratização do acesso ao crédito para os países em desenvolvimento e emergentes. Iniciativa que acenderá os ânimos por reformas em outras instituições financeiras mundiais”, disse Renan.

O presidente do Senado também ressaltou as relações bilaterais, principalmente entre os parlamentos dos dois países. “Além da honra e da satisfação do encontro que hoje nos une, esta visita é um sinal claro da profundidade e da extensão do relacionamento entre nossos Governos, que, como sabemos se desenvolve também na forma de uma intensa cooperação parlamentar. A República Popular da China é o único país em relação ao qual o Congresso Nacional mantém, simultaneamente, dois diferentes Grupos de amizade – um em cada Casa Legislativa”, enfatizou Renan.

Renan Calheiros também citou a busca comum do desenvolvimento tecnológico. “Queremos que o país de Vossa Excelência, presidente Xi Jinping, participe intensamente do desenvolvimento do Brasil, em todas suas vertentes. Estamos muito motivados, nesse sentido, com o rico panorama de nossa parceria em ciência e tecnologia. Há vários projetos conjuntos previstos nos setores de biotecnologia, nanotecnologia, meio-ambiente e exploração espacial”, lembrou o presidente do Senado. Renan Calheiros, assim como o presidente chinês, defendeu a paz entre os países e o respeito às nações em todo o mundo, principalmente com os países em desenvolvimento.

“Brasil e China comungam da convicção de que é preciso reformar as instituições financeiras internacionais e facilitar o acesso dos países em desenvolvimento à riqueza gerada pelo comércio internacional, bem como às decisões dos organismos econômicos multilaterais. Nesse sentido, somos muito gratos ao apoio recebido do governo chinês, desde o primeiro momento, à eleição do Embaixador Roberto Azevêdo para o cargo de Diretor-Geral da Organização Mundial de Comércio”, concluiu Renan Calheiros.