Renan enfatiza PCdoB na democracia brasileira em posse de presidente

Renan Calheiros compareceu à posse da nova presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos, no salão nobre da Câmara dos Deputados.
01/07/2015 17h30

Nesta quarta-feira (1º), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), compareceu à posse da nova presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), no salão nobre da Câmara dos Deputados. A pernambucana sucede Renato Rabelo, após 13 anos de gestão. É a primeira vez que uma mulher assume a presidência nacional do partido.

Nesta quarta-feira (1º), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), compareceu à posse da nova presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), no salão nobre da Câmara dos Deputados. Foto: Jonas Pereira

Além de Renan Calheiros, participaram da posse o presidente da República em exercício, Michel Temer; o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ); os líderes do PCdoB, PT e do PMDB na Câmara e no Senado, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), deputado Sibá Machado (PT-AC),  senador Humberto Costa (PT-PE), deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), entre outros parlamentares, presidentes de partido e embaixadores.

Os convidados destacaram Luciana Santos como a primeira presidente mulher do PCdoB e como a ascensão de uma nova geração ao comando da legenda. Renan Calheiros enfatizou o papel do partido na construção da democracia brasileira. “Este é o período mais longevo da nossa Constituição e, no momento em que nós saudamos a longevidade da Constituição brasileira, nós, mais uma vez, destacamos o papel e a trajetória do PCdoB. Como presidente do Senado Federal, presidente do Congresso Nacional, eu tenho, Luciana, muita satisfação de estar aqui, porque eu estou testemunhando a evolução desse partido que foi fundamental, tem sido fundamental, para a história do nosso Brasil e que continuará sendo fundamental e insubstituível para que nós possamos continuar com os avanços que a sociedade brasileira cobra e sejam construídos pelo nosso Parlamento e pelos partidos políticos, especialmente o PCdo B”, disse Renan Calheiros.

A oficialização de Luciana Santos na direção do PCdoB aconteceu no final de maio, durante a 10ª Conferência Nacional do partido. Entre as propostas defendidas pela  parlamentar estão a defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma Rousseff; a defesa da Petrobras como patrimônio nacional; a luta pelas reformas política e tributária; além dos direitos dos trabalhadores.