Renan diz que requerimentos pedindo CPMI Mista da Petrobras serão lidos no Congresso

Renan Calheiros disse que a análise, em Plenário, do parecer da CCJ sobre a CPI da Petrobras vai ocorrer na próxima terça (15).
10/04/2014 13h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reafirmou nesta quinta-feira (10),  o calendário acertado com os líderes partidários sobre a tramitação do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre a Petrobras. Renan Calheiros disse que a análise, em Plenário, do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a CPI da Petrobras vai ocorrer na próxima terça-feira (15).  Na última quarta-feira, a  CCJ aprovou relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável a uma CPI da Petrobras com foco ampliado, conforme entendimento anterior da Mesa do Senado.

Sessão do Congresso

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou também que no dia próximo dia (15), em sessão do Congresso Nacional fará a leitura de dois requerimentos para a criação de CPI Mista da Petrobrás, formada por senadores e deputados. “É o calendário que nós estabelecemos, vamos apreciar o recurso da CCJ na terça-feira às 15 horas no Plenário do Senado, na sequência, faremos a sessão do Congresso para ler os pedidos de criação de CPI Mista. Também esperamos que  o Supremo Tribunal Federal decida sobre a constitucionalidade do parecer da CCJ”, afirmou Renan.

Renan diz que requerimentos pedindo CPMI Mista da Petrobras  serão lidos no Congresso. Foto: Jane de Araújo

Sobre a amplitude dos fatos que serão investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito, Renan Calheiros lembrou que essa será uma decisão a ser pacificada pelos parlamentares. “Um requerimento  pede para investigar determinados fatos. Um outro requerimento repete aqueles fatos e acresce mais três ou quatro. Se você pode acrescer fatos durante a investigação, muito mais você pode acrescer na criação da Comissão Parlamentar de Inquérito. Essa é uma decisão que vai ter que ser tomada, vai ter que ser pacificada”, afirmou o presidente do Senado.

Linha Pontilhada 650px
Logo Rádio Presidência Renan confirma para terça-feira decisão sobre CPI da Petrobras
Linha Pontilhada 650px

Renan Calheiros também comentou as declarações dos ex-ministros da Corte, Carlos Velloso e Paulo Brossard, que criticaram a ampliação das investigações, conforme decisão ratificada pela Comissão de Constituição e Justiça. “Lamento as declarações do Paulo Brossard, do Carlos Velloso porque eles falaram sem ler, e quando isso acontece, é muito ruim”, concluiu.